Classes residencial e comercial têm altas recordes de consumo para avaliação trimestral

CONCEG Notícias- O consumo de energia elétrica no Brasil teve expansão de 8,6% no 4º quadrimestre de 2023, comparado ao mesmo período do ano anterior, segundo o Botim Trimestral do Consumo de Eletricidade, disponibilizado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Nessa edição é analisado o comportamento do consumo nas classes de consumo comercial, industrial e residencial, de outubro a dezembro de 2023.

Conforme o levantamento, o consumo de eletricidade na classe residencial registrou um crescimento significativo no 4º trimestre de 2023, na casa de 13,2%, aumento este refletido, sobretudo, em decorrência do aumento das temperaturas médias em algumas regiões do país.

A classe comercial, por sua vez, registrou alta também expressiva e recorde na série histórica de avaliação trimestral, na casa de 11,6%, dentro do mesmo período analisado, sendo que os segmentos que mais contribuíram para o consumo nessa classe foram os ligados a alojamento e alimentação.

Leia ainda: O que você precisa saber sobre religação das instalações de energia

Com relação à classe de consumo industrial, o Boletim Trimestral apontou que houve um incremento do consumo, para o mesmo período de avaliação, na casa de 4,0%, contribuindo para esse aumento as atividades extrativas e de eletricidade, água, esgoto e gestão de resíduos.

O consumo de eletricidade no setor comercial e de serviços no 4º trimestre de 2023 foi de 26 TWh. Já na classe industrial, o consumo foi de 47,8 TWh.

E, na classe industrial, o consumo foi de 44,4 TWh. Foi o maior montante de energia elétrica consumida numa classe num trimestre, desde o início da série histórica, em 20024.

O levantamento demonstra também uma comparação entre o consumo de eletricidade e o Produto Interno Bruto (PIB). Enquanto o consumo de energia elétrica registro 8,6% de crescimento no 4º trimestre de 2023, o PIB cresceu 2,1%.

Com informações do Boletim Trimestral da EPE

Fonte: EPE