Um ano de desafios para os consumidores de energia elétrica

Wilson de Oliveira

O ano de 2021 não foi nada fácil para o consumidor de energia elétrica no Brasil e, de forma particular, em Goiás.

O ano todo tivemos o acionamento das bandeiras tarifárias: amarela, vermelha, vermelha patamar 2 e, por fim, a bandeira tarifária de escassez hídricas, todas elas trazendo adicionais na conta de energia do consumidor.

Ainda, tivemos em outubro o reajuste tarifário anual concedido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) à Enel Distribuição Goiás, com um efeito médio para o consumidor superior a 16%.

E, ainda, sofremos muitos problemas com os serviços nas classes consumidores industrial, rural, comercial e residencial.

Mesmo diante esse cenário, o Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG) buscou desenvolver o seu papel, atendendo as demandas das classes, debatendo e buscando soluções aos problemas das classes representadas.

A tarefa não é fácil, mas a nossa determinação é que em 2022 possamos avançar mais com as nossas ações, cobrando da concessionária a melhoria contínua dos serviços prestados; cobrando das autoridades competentes, medidas que possam contribuir com uma tarifa mais ajustada com a realidade da população.

Hoje, os conselhos de consumidores começam a ser mais valorizados. A ANEEL, inclusive, realizou ações no sentido de modernizar as normas de funcionamento dos colegiados, a fim de que os mesmos sejam fortalecidos.

Ao mesmo passo, vamos fazer com que o CONCEG e entidades co-irmãs sejam amplamente reconhecidos na sociedade, pois temos a certeza de que isso nos trará uma força ainda maior.

Num ano de tantas bandeiras, aqui nós levantamos mais uma e sem nenhum ônus. É a bandeira da união. Com ela, vamos superar obstáculos e caminhar rumo a conquistas positivas em favor do consumidor de energia elétrica.

União! Essa é a nossa bandeira!

Wilson de Oliveira é presidente do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG).

Campanha do CONCEG

Deixe um comentário