A Equatorial Goiás iniciou a reconstrução da Subestação Pirenópolis, localizada em uma das principais cidades turísticas do Estado. A obra prevê dobrar a capacidade da unidade, além de ampliar a Subestação Corumbá.
Segundo a companhia, o trabalho vai melhor a qualidade e a confiabilidade do fornecimento de energia para Pirenópolis e região.
A nova Subestação Pirenópolis terá o dobro da capacidade da atual, visto que receberá um novo transformador de 25MVA de potência, além de outro de 9MVA que será mantido.
O responsável de Alta Tensão da Equatorial Goiás, Reginaldo Santos, explica que a unidade vai deixar de operar em 34,5kV para trabalhar em 138kV, o que significa mais robustez para o sistema elétrico.
Leia ainda: Classes residencial e comercial têm altas recordes de consumo para avaliação trimestral
A mudança do nível de tensão da Subestação Pirenópolis para 138kV também prevê a energização da linha de distribuição de alta tensão (LDAT) Corumbá-Pirenópolis na mesma tensão.
Além disso será construído um novo vão de alimentação na Subestação Corumbá, para possibilitar a saída da linha com a nova tensão. Até então essa linha estava energizada em 34,5kV.
Modelo compacto
A nova Subestação Pirenópolis será construída no modelo compacto, que utiliza equipamentos multifuncionais de alta tecnologia, permitindo a construção em espaços menores, se comparado, aos das unidades convencionais.
Além disso, todos os equipamentos são telecontrolados, ou seja, comandados à distância, e devido à tecnologia instalada, toda a operação deste complexo é realizada de forma digital, pelo Centro de Operações Integrado, que fica na sede da empresa, em Goiânia.
Trabalhômetro
Desde sua chegada a Goiás, há um ano, a Equatorial executa uma série de obras para o fortalecimento do sistema elétrico, com foco na qualidade e continuidade do serviço. Todo esse trabalho pode ser acompanhado em tempo real no site do Trabalhômetro: https://trabalhometro-equatorialgo.com.br/.
“Não estamos medindo esforços nem investimentos para transformar a realidade do fornecimento de energia em Goiás, esse é o foco da nossa atuação, trabalhar com agilidade para atender cada vez melhor o cliente goiano”, ressalta o presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme.
Investimentos
Além da nova Subestação Pirenópolis, está prevista para este ano a inauguração da Subestação JK-Jataí, além da ampliação e modernização de outras 97 subestações, a entrega de duas novas linhas – Rio Claro-JK e Anhanguera-Cepaigo – e a recapacitação (reforma) da linha Carajás-Atlântico-Campinas.
Ao longo de 2023, a Equatorial Goiás investiu mais de R$ 2 bilhões na rede elétrica do Estado, ampliou e modernizou 161 subestações e entregou quatro novas subestações: Aparecida, Riviera-Parque Atheneu (Goiânia), Anápolis-Universitário e Piratininga (São Miguel do Araguaia).
Também foram entregues cinco novas linhas de distribuição de alta tensão e modernizadas outras quatro.
Com informações da Equatorial Goiás
Edição: CONCEG Notícias