A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) considera positivo o balanço das atividades especiais tomadas com o objetivo de garantir a segurança e a continuidade do fornecimento de energia elétrica no país, durante as votações e apurações do primeiro turno das eleições 2022.
Relatório produzido pela agência reguladora, ao qual o CONCEG Notícias teve acesso, aponta que durante o pleito, “observou-se o registro de poucas ocorrências pontuais de descontinuidade no fornecimento de energia elétrica, as quais foram prontamente tratadas e reestabelecidas pelos agentes responsáveis sem que houvesse qualquer impacto ao processo eleitoral ora em curso”.
A ação envolveu diversos agentes, a própria ANEEL juntamente com as superintendências de fiscalização; o Operador Nacional do Sistema; os agentes de transmissão, distribuição e geração de energia.
O trabalho também envolveu a parceria com a Justiça Eleitoral, através dos tribunais regionais eleitorais.
No início do mês de agosto, por exemplo, dentro do planejamento das atividades, a ANEEL encaminhou ofício (nº23/2022-SFE) a todas as concessionárias e permissionárias de distribuição do país, com cópia para as agências reguladoras estaduais, determinando a confecção de um Plano Especial para atendimento de emergências, visando minimizar eventuais interrupções no fornecimento de energia elétrica nos locais de votação.
“Observou-se que todas as demandas requeridas pela ANEEL aos agentes do setor foram atendidas a contento dentro do prazo e nível de urgência demandados”, destaca o relatório.
O documento finaliza afirmando: “Conforme exposto, conclui-se que todas as ações implementadas pela SFE/ANEEL em conjunto com demais órgãos da federação lograram êxito em manter a operação do sistema elétrico nacional adequada para as condições e objetivos estabelecidos”.
A iniciativa deve se manter para o segundo turno das eleições no país.