O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG), reuniu-se na segunda-feira, 27/06, para tratar de dois assuntos inseridos na pauta de debates para os membros do colegiado: as reclamações sobre quedas de energia e a interação com o setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Enel Goiás.
Sob a presidência do conselheiro Wilson de Oliveira, a reunião ocorreu de forma mista, ou seja, de forma presencial e por plataforma de videoconferência.
Participaram também do encontro os conselheiros Félix Curado, Rogério Borges, Wellington Barbosa e Keitty Abreu. E, ainda, o futuro conselheiro João Vitor, que será o titular da classe comercial, por meio de representação da Fecomércio-GO.
Energia hidráulica: essa rica fonte de geração de eletricidade!
De parte da Enel, participaram: Caique Manolio, Augusto Sérgio Faria, Kariane Pauluk, Isaac Abrão, Rafael Nielson, Aderson Xavier, André Santana e Farah Fagundes. Os três últimos, respectivamente, secretário executivo, secretário executivo suplente e secretária auxiliar do Conselho.
A primeira parte da reunião teve como principal tema em debate as constantes quedas de energia.
De acordo com o presidente Wilson de Oliveira, o problema tem gerado muitos prejuízos no setor industrial. Além de ser, também, recorrente nas classes residencial e comercial, conforme relatos trazidos à discussão pelos conselheiros Rogério Borges e Wellington Barbosa.
O representante da Fecomércio e futuro conselheiro, João Vitor, também se manifestou sobre o problema que é vivenciado dentro da cadeia produtiva do setor.
Além, ainda, de apresentar as dificuldades dos empreendedores de loteamentos, quando da necessidade de desenvolver projetos para reforço de rede. O que, em muitas situações, geram gastos elevados para esses empreendedores.
A segunda parte da reunião teve a participação da equipe da área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Enel Distribuição Goiás.
Na oportunidade, foram apresentados os requisitos e fluxos de interação do Conselho de Consumidores com os projetos oriundos da área de P&D, dentro do que preconiza a Resolução Normativa 963/2021 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Para o presidente Wilson de Oliveira e os demais conselheiros participantes, foi um debate produtivo, haja vista que a resolução amplia a participação do colegiado nesse segmento, que conta com recursos significativos para desenvolvimento e projetos que têm como objetivo maior trazer benefícios aos consumidores.
Os conselheiros, entretanto, pontuaram que ainda é necessário avançar mais, para que a participação, no caso, do CONCEG, seja mais efetiva no que diz respeito ao acompanhamento e apresentação de contribuições para P&D.