O presidente do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG), Wilson de Oliveira, participou do Fórum Latino-Americano de Smart Grid. O evento, em sua 13ª edição, aconteceu entre os dias 29 e 30 de novembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
De acordo com Wilson de Oliveira, o fórum tem como foco central nos debates com os especialistas, as chamadas “redes inteligentes”, ou seja, a utilização dos recursos existentes na área de informática, inteligência artificial e outras inovações tecnológicas e aplicar nas redes elétricas.
“Antigamente, caia uma chave e se deslocava uma equipe para fazer a religação dessa chave. Hoje isso pode ser feito remotamente. Então, isso significa redução de custo e aumento de eficiência, o que é muito importante para as concessionárias do setor energético e também para os consumidores”, salientou o presidente do CONCEG.
O evento, conforme relata, teve a presença de vários especialistas e autoridades, dentre elas, o presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), André Pepitone, que na ocasião, fez uma colocação interessante ao afirmar que o consumidor agora será chamado de cliente, inclusive, sugerindo que os conselhos de consumidores passem a adotar a nomenclatura de conselho de clientes. Isso, devido a importância dos mesmos para a cadeia de energia elétrica.
“Foi um evento positivo, com muita informação, uma programação extensa de palestras, painéis e trocas de experiências”, ressaltou Wilson de Oliveira, acrescentando que o Fórum reuniu, em dois dias, representações governamentais, de empresas do setor elétrico e também dos consumidores.
“O CONCEG se fez presente e traz na bagagem experiências positivas para compartilhar”, arrematou.