O segundo e último dia da programação do IV Encontro de Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Centro-Oeste, realizado no dia 26 de abril último, teve uma pauta produtiva com temáticas atuais. Questões como a mobilidade elétrica, geração distribuída e o aumento dos subsídios que impactam o consumidor, estiveram destaque.
Com painéis e mesas redondas os conselheiros e conselheiras de várias partes do país participaram de forma ativa das temáticas propostas, abrangendo também questões relacionadas com a recarga elétrica e a visão dos consumidores sobre a mobilidade elétrica, a modernização do setor e a transição energética.
A primeira palestra foi do professor Antônio Melo, da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ele discorreu, na oportunidade, sobre os desafios da geração solar. Assunto que foi sequenciado pelo também professor Lourenço Mathias.
Márcia Lins, da Equatorial Goiás, discorreu sobre a regulação vigente da mobilidade elétrica.
Também da concessionária, Júlio César Mendes discorreu sobre os focos da empresa em relação à mobilidade elétrica.
Mesa redonda
O presidente do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG), João Victor Araújo, mediou um debate amplo sobre a estrutura para recarga de veículos elétricos.
Leia ainda: IV Encontro Centro-Oeste: palestras destacam aspectos da transição energética
O tema em questão contou com a participação do coronel Fernando Caramaschi e do capitão Araújo, ambos do Corpo do Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO). Ainda, o vice-presidente do Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás (Secovi-GO), Calil Musse Neto e o representante da Equatorial Goiás, Júlio César Mendes.
Tema amplo e complexo, foi o que demandou maior discussão, em face a uma situação nova que se dá no Brasil, com o crescente aumento da frota de veículos elétricos.
Mais programação
Ainda no segundo dia, na parte da tarde, a programação foi retomada com uma palestra ministrada por Ricardo Ferreira, subsecretário da Região Metropolitana da subsecretaria de Cidades e Transportes do Governo de Goiás. Ricardo também é membro do CONCEG, na representação do Poder Público.
Na última parte, foi formada uma nova mesa redonda, dessa vez, trazendo como tema os desafios dos Conselhos de Consumidores. Antes, José Ciro Mota ocupou a tribuna para convidar os conselheiros e conselheiras a participarem do Encontro da Cemig, em Belo Horizonte- MG, que vai acontecer entre os dias 23 e 24 de maio, com um city tour opcional programado para o dia 25.
Conselhos: desafios
Em seguida foi composta a mesa, tendo à frente o presidente do CONCEG, João Victor Araújo; a presidente do Conselho Nacional de Consumidores de Energia (Conacen), Rosimeire Cecília, representando também o Conselho de Consumidores de Mato Grosso do Sul (Concen); Welington Siqueira de Medeiros, do Conselho de Consumidores da Neoenergia Brasília (CCNB) e Geraldo Moreira, vice-presidente do Conselho de Consumidores da Chesp (Conchesp).
Neste último debate, um dos principais pontos foi com relação aos subsídios na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que pode representar um adicional na ordem de R$ 37 milhões. Subsídio esse que recai na ponta, ou seja, no bolso dos consumidores brasileiros.
Veja um carrossel de imagens do segundo dia do Encontro:
(Clique o botão direito do mouse e abra a imagem em uma nova aba)