Meio ambiente, geração de energia, eficiência energética. Tudo está ligado!

O Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) foi instituído em 1972 pela Organização das Nações Unidas, durante a conferência de Estocolmo, na Suécia, como forma de alertar o mundo em relação aos problemas com o meio ambiente.

Naquela época, já se tinha, portanto, uma preocupação sobre a necessidade de se preservar os recursos naturais do planeta.

Hoje, essa preocupação se tornou bem mais recorrente, devido às mudanças climáticas.

E, como estamos falando em preservar recursos naturais, não podemos deixar de lado a produção de energia.

E, também, não podemos também deixar de falar em eficiência energética.

No Brasil, os estudos mais recentes apontam que a fonte hidráulica, ou seja, a produção de energia através de usinas hidrelétricas, respondem por 63% da energia elétrica gerada no país.

Cresce, a cada ano, a produção de energia através de outras fontes sustentáveis, como fotovoltaica e eólica, que utilizam a luz do sol e o vento para se produzirem energia.

Com isso, o Brasil tem se tornado um doa maiores produtores de energia limpa do mundo.

Além de buscar processos mais sustentáveis de produção de energia, o país também tem buscado promover a eficiência energética.

Um dos exemplos é a substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, que têm um consumo muito menor do que aquelas redondas de vidro com um fio que brilha.

Outro exemplo é o Selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), o qual traz indicação aos consumidores brasileiros de quais produtos possuem melhores níveis de eficiência energética.

Quando o consumidor vai comprar, por exemplo, uma geladeira ou uma lavadora automática, o produto vem com o Selo do Procel. Por ali dá para saber, comparando uma marca com outra, qual é mais econômica, ou seja, gasta menos energia elétrica.

Consumidores de energia elétrica também têm um papel importante na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, na medida em que a redução do consumo, por meio do consumo consciente, faz com que se se reduza a necessidade de construir mais hidrelétricas para a produção de energia. Construções que geram impactos ambientais.

Tudo, portanto, tem uma conexão. Energia elétrica, eficiência energética e meio ambiente estão ligados. E nós, consumidores, ligados num mundo melhor para esta e as futuras gerações.

Vejam algumas dicas de consumo consciente:

  • Evite acender lâmpadas durante o dia. Aproveite a luz do sol, abrindo bem as janelas, cortinas e persianas;
  • Prefira lâmpadas de LED para sua casa. Elas são mais caras, mas são muito mais econômicas no uso de eletricidade;
  • Terminou de utilizar o computador ou de ver televisão? Então desligue;
  • Ao terminar de recarregar o celular, retire o carregador da tomada;
  • Utilize o chuveiro elétrico na posição correta: “verão” quando o tempo estiver quente e “inverno” quando estiver frio;
  • Evite banhos prolongados, economize água;
  • Ao comprar novos equipamentos para casa, sempre lembre seus pais de optarem por aqueles com selo Procel ou Conpet;
  • Abriu a geladeira, feche logo em seguida. Afinal, geladeira não é TV para ficar assistindo;
  • Evite dormir com a televisão ligada. Se ela tiver recursos de programação, use o timer.

Dicas da EPE (Empresa de Pesquisa Energética)