Antes de diferenciarmos o que é matriz energética e matriz elétrica, vamos entender um pouco sobre o conceito de energia.
De forma bem resumida, precisamos de energia, por exemplo, para acender a luz, preparar nossas refeições e nos transportar de carro até a escola. Essa energia vem de um conjunto de fontes que formam o que chamamos de matriz energética.
Ou seja, ela representa o conjunto de fontes utilizadas em um país, ou no mundo, para suprir a necessidade (demanda) de energia.
Muitas pessoas confundem a matriz energética com a matriz elétrica, mas elas são diferentes.
Enquanto a matriz energética representa o conjunto de fontes de energia utilizadas- renováveis e não renováveis- para movimentar os carros, preparar a comida no fogão e gerar eletricidade, a matriz elétrica é formada pelo conjunto de fontes utilizadas apenas para a geração de energia elétrica.
Dessa forma, podemos concluir que a matriz elétrica é parte da matriz energética.
Matriz energética
O mundo possui uma matriz energética composta, principalmente, por fontes não renováveis, como o carvão, petróleo e gás natural.
A matriz energética do Brasil é muito diferente da mundial. Por aqui, usamos mais fontes renováveis que no resto do mundo.
Exemplos de fontes não renováveis
petróleo, carvão mineral, gás natural e nuclear.
Exemplos de fontes renováveis
– hídrica (energia da água dos rios); solar (energia do sol); eólica (energia do vento); biomassa (energia de matéria orgânica); geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).
Matriz elétrica
A matriz elétrica é formada pelo conjunto de fontes disponíveis apenas para a geração de energia elétrica em um país, estado ou no mundo.
Precisamos da energia elétrica, por exemplo, para assistir televisão, ouvir músicas no rádio, acender a luz, ligar nossa geladeira, carregar nosso celular, entre tantas outras coisas.
A geração de energia elétrica no mundo é baseada, principalmente, em combustíveis fósseis como carvão e gás natural, em termelétricas.
A matriz elétrica brasileira é ainda mais renovável do que a energética, isso porque grande parte da energia elétrica gerada no Brasil vem de usinas hidrelétricas. Além disso, tem se expandido no país a geração por fontes eólica, solar.
Com informações da Empresa de Pesquisa Energética- EPE
Aprendendo com Energia/CONCEG Notícias
Leia ainda: CONCEG e Equatorial Goiás unem esforços em torno da revisão do cadastro rural
