IV Encontro Centro-Oeste: palestras destacam aspectos da transição energética

O primeiro ciclo de debates do IV Encontro de Conselhos de Consumidores de Energia do Centro-Oeste, realizado em Pirenópolis-GO, terminou já quase no início da noite desta quinta-feira, 25/04, jogando luz a uma temática: a transição energética: desafios, modelos e a visão dos consumidores.

A primeira palestra foi ministrada pelo representante da Equatorial Goiás, Adriano Faria. Ele fez uma abordagem bem didática sobre os conceitos de matriz energética e matriz elétrica.

Além disso, ressaltou, dentro desse contexto, a importância não só da mudança do ponto vista das novas tecnologias, como também a transformação do comportamento de quem utiliza energia elétrica.

A segunda ministrante foi a presidente do Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica (Conacen), Rosimeire Cecília da Costa. Na oportunidade, ela traçou um panorama sobre a visão do consumidor frente a transição energética.

Ainda, falou sobre recente encontro com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no Ministério de Minas e Energia. Ele afirmou que apesar do pouco tempo, pode demonstrar algumas distorções que a política energética atual carrega, sobretudo, na questão dos subsídios que pesam no bolso de todos os consumidores.

Também discorreu sobre algumas leis e Medida Provisória que tratam de temas importantes a serem acompanhados pelos consumidores de energia.

Etanol

O presidente do Sindicato das Indústrias de Fabricação de Etanol e de Açúcar no Estado de Goiás, André Rocha, que é também vice-presidente da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), discorreu sobre o papel do etanol na transição energética.

Com uma apresentação balizada em números, ele traçou paralelos em relação à produção de veículos movidos a gasolina, etanol e os elétricos (puros e híbridos), situando a relação deles no consumo de carbono.

Segundo André Rocha, a transição energética é um tema que está na ordem do dia, sobretudo, por conta das mudanças climáticas em nível mundial e a questão do consumo de carbono, ligado principalmente a quatro fatores básicos: desmatamento, agricultura, transporte e processos industriais.

Biodiesel

A última palestra do dia foi com o engenheiro e CEO da BRG Geradores e sócio da SDO, Sílvio de Oliveira, que é também membro do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do estado de Goiás (CONCEG), representando a classe industrial.

Leia ainda: CONCEG recebe conselhos de consumidores de energia para IV Encontro Centro-Oeste

Sílvio de Oliveira apresentou um painel sobre energia sustentáveis e destacou, na sua apresentação, a inovação do gerador 100% biodiesel, que foi lançado em um evento promovido pela Volvo com locadores de várias partes do país.

Além disso, citou case da logística do show da banda Coldplay no Brasil, que utilizou dos geradores movidfos a biodiesel.

Além disso, em sua palestra, Sílvio de Oliveira também fez uma apresentação sobre soluções no uso de biogás.