As perspectivas para explorar o potencial de resíduos sólidos urbanos (RSU) na geração de energia elétrica foram debatidas no I Seminário Desafios da Geração de Energia com RSU, realizado no dia 8 de dezembro último pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Idealizado pelo diretor da ANEEL, Sandoval Feitosa, o encontro híbrido (online e presencial) contou com a presença dos ministros de Minas e Energia (MME), Bento Albuquerque, e do Meio Ambiente (MMA), Joaquim Leite, além dos diretores da Agência, Hélvio Neves Guerra e Efrain Cruz.
“A forma atual como os resíduos sólidos urbanos são tratados tem sido um desafio para nossas cidades. Esses mesmos resíduos possuem elevada capacidade energética e com atributos importantes. Os que veem como um problema, prefiro ver como oportunidade”, destacou Feitosa, na abertura do evento.
O diretor-geral da Agência, André Pepitone, afirmou que “da mesma forma que as energias eólica e solar se expandiram nos últimos anos, espera-se que a gestão e a exploração do potencial energético dos resíduos sólidos caminhem no mesmo sentido”.
O ministro Bento Albuquerque lembrou que serão promovidos neste mês de dezembro quatro leilões de energia e transmissão.
“É um marco. Isso mostra nossa resiliência e vontade de superar desafios e apresentar os resultados que a sociedade precisa e merece”. Albuquerque destacou ainda que os resultados do leilão de energia nova para fontes renováveis, em setembro último, mostram “o futuro dessa política pública e a inserção dessa fonte energética firme, despachável e próxima aos centros urbanos.”
Ao longo da programação, dividida em três painéis temáticos, a Agência reuniu especialistas nacionais e internacionais em ricas discussões sobre políticas públicas, aspectos técnicos e experiências internacionais na geração de energia elétrica com resíduos sólidos urbanos.
O vídeo completo do evento estará disponível no canal da ANEEL no Youtube, e uma publicação com a síntese dos debates será em breve disponibilizada para o público.