CONCEG terá suporte técnico da UFG para a revisão tarifária de 2023

O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG) contará com um reforço importante para o processo de revisão tarifária periódica da Equatorial Goiás, que acontecerá em outubro deste ano: a Escola de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Durante a reunião ordinária ocorrida na quarta-feira, 14/6, o presidente do Conselho, João Victor Araújo, fez a apresentação dos professores Antônio Melo de Oliveira e Igor Kopcak, representantes do grupo que irá prestar o serviço de assessoramento técnico na questão da revisão tarifária e, também, em outras ações e demandas do CONCEG.

O grupo ainda conta com o professor Lourenço Matias e será reforçado com acadêmicos da Escola de Engenharia Elétrica da UFG.

Para o presidente João Victor, essa parceria é histórica e, embora seja curto o tempo para que a equipe desempenhe o trabalho no tocante à revisão tarifária, a expectativa é que essa união produza bons frutos para o colegiado e as classes representadas.

Os representantes da UFG, da mesma forma, destacaram que essa aproximação da academia, com o CONCEG e, por conseguinte, com os consumidores de energia, trará resultados positivos, na medida em que o conhecimento poderá ser compartilhado num trabalho de grande relevância para o Conselho, que é o processo da revisão tarifária.

O conselheiro Sílvio de Oliveira, que é engenheiro formado pela UFG e empresário do setor elétrico, também fez questão de enaltecer esse passo importante do CONCEG, de trazer a universidade para o trabalho em conjunto.

Leia também: Fatura de energia da Equatorial Goiás conta com nova apresentação

Para o conselheiro Félix Curado, além da revisão, essa parceria com a UFG se estenderá a outras questões também relevantes, como o acompanhamento das normas reguladoras.

Ainda, participaram da reunião e destacaram a importância da iniciativa os conselheiros Wellington Barbosa, Keitty Valadares, Ricardo Souza e o secretário executivo e ouvidor da Equatorial Goiás, Leci Coimbra.

Durante a reunião, foi também debatido o crono. grama da revisão tarifária, cronograma esse que é definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), constando de várias etapas e o ápice, no dia 1º de agosto, com a realização da audiência pública, em local e horário ainda a serem definidos.

Professores Antônio Melo de Oliveira e Igor Kopcak

O que é a revisão tarifária periódica?

A revisão tarifária periódica é prevista pelo órgão regulador do setor elétrico brasileiro, a ANEEL, conforme o período definido no contrato de concessão, que pode ser der quatro ou cinco anos. Em Goiás, a última revisão ocorreu no ano de 2018.

A medida tem por objetivo assegurar o equilíbrio econômico-financeiro da concessão.

Cada processo tarifário é aprovado em reunião de diretoria pública da ANEEL e só então as tarifas são publicadas por meio de Resolução Homologatória.

Conselho busca trabalho produtivo para a revisão tarifária