CONCEG participa da entrega de subestação e do eletroposto em Pirenópolis

A nova Subestação de Pirenópolis foi entregue pela Equatorial Goiás durante solenidade realizada na tarde de quinta-feira (12/9), com a presença de autoridades, lideranças locais, empresários e convidados.

O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG) participou do evento, representado, na ocasião, pelo vice-presidente, Félix Afonso Fleury Curado, da classe rural.

A nova SE Pirenópolis passa a contar com um transformador de 25MVA de potência- além de outro de 9 MVA que foi mantido- o que vai permitir alívio na rede elétrica da cidade e a possibilidade de conexão de novas cargas.

Além da nova Subestação, Equatorial Goiás também inaugurou um eletroposto na cidade, que é um dos principais destinos turísticos de Goiás.  

“Vamos aumentar a confiabilidade no fornecimento de energia e vamos evitar sobrecargas no sistema. Além disso, essa obra permite novas conexões à rede, ou seja, é mais energia para o turismo, para o agro, para o comércio e para todos os cidadãos”, afirmou o presidente da Equatorial, Goiás, Lener Jayme.

O vice-presidente do CONCEG, Félix Curado, reforçou que se trata de uma obra importante para a região, pelo seu potencial turístico, para o desenvolvimento de atividade do agro e para os consumidores residenciais e comerciais. “Essa entrega vem de encontro ao nosso trabalho no Conselho, que é buscar cada vez mais melhorias no fornecimento de energia elétrica em nosso estado”, pontuou.

Vice-presidente do CONCEG, Félix Curado, ressaltou importância dos benefícios entregue para a região

Alta tensão

A mudança do nível de tensão da Subestação Pirenópolis para 138kV também contribui para a energização da linha de distribuição de alta tensão (LDAT) Corumbá-Pirenópolis na mesma tensão.

Foi construído, ainda, um novo vão de alimentação na Subestação Corumbá, que possibilita a saída da linha com a nova tensão. Até então essa linha estava energizada em 34,5kV.

A subestação Pirenópolis foi reconstruída no modelo compacto, que utiliza equipamentos multifuncionais de alta tecnologia e permite a construção em espaços menores, em comparação aos das unidades convencionais.

Além disso, todos os equipamentos são telecontrolados, ou seja, comandados à distância e, devido à tecnologia instalada, toda a operação deste complexo é realizada de forma digital pelo Centro de Operações Integradas (COI), localizado na sede da empresa, em Goiânia. 

Eletroposto

A cidade de Pirenópolis também foi contemplada com um eletroposto, instalado na Avenida Benjamin Constant, n° 1468, próximo ao portal de entrada da cidade. A estação de recarga de veículos elétricos poderá ser usada por toda a população de Pirenópolis e turistas que estiverem hospedados ou de passagem.

A estrutura oferece espaço para que dois veículos elétricos possam ser recarregados de maneira simultânea. O funcionamento será 24 horas por dia, todos os dias da semana. Basta estacionar e conectar o carregador no veículo.

 “Este é o primeiro eletroposto da Equatorial em Goiás, totalmente gratuito e com foco no impulsionamento da mobilidade elétrica no Estado. Queremos reforçar aqui o caráter de sustentabilidade do Grupo Equatorial”, ressalta o analista de Pesquisa e Desenvolvimento da concessionária, Alan da Rosa.

Na oportunidade, a Equatorial Goiás também fez a doação de um veículo elértrico para a Prefeitura de Pirenópolis.

Leia ainda: CONCEG participa do Encontro de Conselhos de Consumidores da região Nordeste

VEJA IMAGENS DAS ENTREGAS FEITAS EM PIRENÓPOLIS

Imagem panorâmica da nova subestação
Presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme entregou veículo à Prefeitura
SE Pirenópolis: equipamentos modernos
Eletroposto para recarga de veículos elétricos