O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG) reuniu-se na terça-feira (29/4), na sede da Equatorial Goiás, em Goiânia, de forma presencial e via remota, a fim de debater assuntos importantes da pauta. Essa reunião foi conduzida pelo vice-presidente Félix Afonso Fleury Curado.
Os conselheiros tiveram, inicialmente, uma explanação sobre o dispositivo da Resolução 1000 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que trata sobre a metodologia de cálculo da participação financeira no orçamento de conexão.
A apresentação foi realizada por Amanda Soares Nogueira, que é Executiva da área de Projetos da concessionária.
Em sua exposição, ela trouxe um fluxo com a “jornada do cliente”, ou seja, o passo a passo que envolve a questão do orçamento de conexão e cálculo da participação financeira do cliente, que estão no texto da REN.1000, nas seções de IX a XII e detalhadas em vários artigos.
Vale ressaltar que essa pauta faz parte da capacitação dos conselheiros, em conformidade com a normativa do órgão regulador.
Durante o debate, os conselheiros destacaram a necessidade de que não apenas os prepostos e/ou técnicos contratados, mas os clientes que estão com projetos em andamento, serem comunicados acerca do cumprimento de prazos, assim como outras informações relacionadas ao contrato objeto do orçamento de conexão. Sendo esclarecido pela Equatorial que o procedimento já está contemplado, desde que os dados de contato do cliente constem na solicitação.
Recadastramento Rural
Ainda na reunião, foi debatida revisão cadastral das unidades consumidoras da classe rural, que recebem benefícios tarifários de irrigação e de aquicultura, conforme previsto na Resolução 1000/ANEEL.
Esse tema foi abordado pelo executivo de grandes clientes, Carlos Eduardo Freitas, e pelo analista do setor, João Augusto de Menezes.
Conforme o exposto, muitos clientes rurais ainda não atenderam os vários meios de notificação da Equatorial Goiás, a fim de proceder o recadastramento e, assim, garantir a continuidade do benefício.
Representante da classe rural e presidente em exercício, o conselheiro Félix Curado, colocou o CONCEG mais uma vez à disposição para reforçar esse chamamento para a revisão do cadastro rural.
Inclusive, ficou acertado que a Equatorial Goiás, com apoio do Conselho, levará o assunto para os municípios com maior número de clientes rurais que não retornaram as iniciativas de notificações e, se não o fizerem, poderão, portanto, perder os benefícios tarifários a que têm direito.
A reunião contou com as presenças dos conselheiros Félix Afonso Fleury Curado, Wilson de Oliveira, Rogério de Campos Borges, Wellington Elber Barbosa, Keitty Abreu Valadares Barbosa e Renato Lyra.
Ainda, Suzilene Quintela Guerra e Cláudia Maria de Araújo, respectivamente, secretária executiva e secretária auxiliar do Conselho.
Leia também: Maio terá bandeira tarifária amarela, com adicional na conta de energia




5 comentários em “CONCEG e Equatorial Goiás unem esforços em torno da revisão do cadastro rural”
Os comentários estão encerrado.