Com parceria do CONCEG, Equatorial cadastrou 140 mil famílias na Tarifa Social de Energia

A Equatorial Goiás divulgou um balanço sobre os clientes que a empresa cadastrou, em Goiás, no programa federal Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Conforme o levantamento, foram agregados ao cadastro, cerca de 140 mil clientes com direito ao benefício.

Desde que assumiu a concessão no Estado, a companhia vem trabalhando no sentido de ampliar a base de cadastros do TSEE.

Com os 140 mil novos cadastramentos, o número total de beneficiários terminou ano passado na casa de 510 famílias, com um crescimento de 15% na base de clientes efetivamente recebendo o benefício.

Em 2023, vale ressaltar, o Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG), realizou uma ação em parceria com a Equatorial Goiás, que resultou na publicação de um folder com informações acerca do programa.

Esse material foi distribuído em edições do programa “Mutirão pelo Cliente Todo Dia”, desenvolvido pela distribuidora em várias cidades goianas.

Bastante didático, o folder- que pode ser ainda baixado na página do CONCEG, menu “Publicações” – contém informações sobre o que é o programa, os requisitos de acesso, informações sobre o cadastro, dentre outras.

 Marca importante

O superintendente Comercial da Equatorial Goiás, Roosevelt Cantanhede, destaca que a marca atingida pela distribuidora é importante, pois foi possível elevar de 38% para 53% % o porcentual de clientes beneficiados pela TSEE em relação ao total de famílias aptas, que é de mais ou menos 954 famílias, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social.

A intenção é que esta participação continue em crescimento, visto que em torno de 445 mil famílias ainda podem receber o benefício.

“Por isso, pedimos para que os clientes aptos mantenham o CadÚnico atualizado nos Centros de Referência à Assistência Social (Cras) das Prefeituras e procurem os canais de atendimento da distribuidora para receber o benefício”,

pontua Roosevelt.

Cidades

As cidades com o maior número de clientes aptos e não inscritos são: Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Aparecida de Goiânia, Luziânia, Anápolis, Rio Verde, Formosa, Valparaíso de Goiás, Trindade e Senador Canedo, nesta ordem.

A inclusão de famílias na TSEE dá a oportunidade de direcionar recursos do orçamento familiar destinados ao pagamento da conta de energia para outras necessidades, como alimentação e saúde. Este incremento injetou R$  133 milhões na economia dos municípios goianos durante o ano de 2023.

Como se cadastrar na TSEE

A TSEE beneficia inscritos no Cadastro Único do Governo Federal identificados como baixa renda (renda mensal por pessoa de até ½ salário-mínimo), quilombolas, indígenas, pessoas que recebam o Benefício da Prestação Continuada (BPC) ou com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, com membro acometido de doença ou patologia que precise do uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos em domicílio com renda familiar mensal de até três salários-mínimos. 

Para o cliente checar se já está incluído na Tarifa Social, basta verificar se na parte de cima da conta de energia, no espaço Dados da Unidade Consumidora, o campo Classe/Subclasse está preenchido com: Resid. Bx. Renda.

Lembrando que a conta não vem zerada, já que na fatura não está incluído somente o consumo de energia, mas pagamento de impostos e iluminação pública, além de outras cobranças eventuais, como parcelamentos, multas ou juros. 

Se não está incluído, para se cadastrar, o cliente deverá atender as seguintes condições:

  • ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo nacional; 
  • ser idoso com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais ou pessoas com deficiência, que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC); 
  • ser inscrito no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos, que tenha membro portador de doença ou deficiência;
  • Indígenas e Quilombolas.

Onde se cadastrar

  • Agências de Atendimento Presencial
  • Postos Credenciados de Atendimento Presencial
  • Central de Atendimento 0800 062 0196 – ligação gratuita para todo o Estado, 24 horas por dia.

A família precisa estar com o cadastro único atualizado no Cras e apresentar número da Unidade Consumidora em que reside, documento de identificação oficial com foto e número de Identificação Social – NIS ou BPC.

Descontos

A Tarifa Social de Energia Elétrica dá descontos no valor mensal do consumo das famílias beneficiadas. Veja os descontos por consumo:

  • para consumo até 30 quilowatts/hora, a redução é de 65%; 
  • de 31 a 100 kWh/mês, o valor fica 40% menor; 
  • de 101 kWh a 220 kWh, a redução é de 10%; 
  • acima de 220 kWh/mês o custo da energia é o mesmo dos clientes que não recebem o benefício. 

As famílias indígenas e quilombolas têm descontos maiores:

  • As famílias inscritas no CadÚnico têm desconto de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês;
  • de 40% para consumo a partir de 51 kWh/mês; 
  • de 10% para consumo de 101 kWh a 220 kWh. 
  • acima de 220 kWh/mês o custo é similar ao dos clientes sem o benefício. 

Com informações da Assessoria da Equatorial Goiás

Consumo Consciente CONCEG