Audiência pública definirá sobre aumento da tarifa de energia em Goiás

A partir de outubro, a conta de energia elétrica irá pesar mais no bolso dos consumidores goianos. É que, conforme previsão legal, ocorrerá a chamada Revisão Tarifária Periódica, que é um mecanismo criado pelo órgão regulador do setor elétrico, para garantir o equilíbrio financeiro das concessionárias, ou seja, das distribuidoras de energia que operam nos estados.

A Revisão Tarifária Periódica ocorre de quatro em quatro ou de ou de cinco em cinco anos e envolve uma matemática bastante complexa.

A revisão a ser aplicada pela Equatorial Goiás já teve os cálculos apresentados pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL. E, conforme já foi divulgado, o efeito médio para o consumidor proposto é de 6,56%, sendo que na classe de consumidores residenciais, o índice previsto é de 10,02%. Para baixa tensão, em média, 10,63% e para alta tensão, em média, -3,91 (redução).

Leia também: CONCEG presente em entrega de obras alusivas aos 116 anos de Anápolis

Na próxima quinta-feira, 17/8, a ANEEL irá realizar uma audiência pública em Goiás, com o objetivo de apresentar e debater com a sociedade esses números, conforme, também, preveem a legislação e atos normativos que regem essa questão.

Defesa

O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG) irá participar da audiência pública da agência reguladora, inclusive, com uma sustentação oral que será feita pelo presidente do colegiado, o empresário João Victor Araújo, que representa a classe comercial (Fecomércio-GO/Secovi-GO).

Em entrevista ao Jornal/Portal CONTEXTO, de Anápolis, ele falou sobre o assunto e como deverá ocorrer a defesa no evento da ANEEL.

Segundo informou, o CONCEG fechou este ano uma parceria histórica com Escola de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Goiás (UFG), que prestará assessoria ao Conselho nesta questão da revisão, assim como em outras demandas que envolvem a defesa dos interesses da classe consumidora.

Conforme ressalta João Victor, não é uma tarefa fácil mudar o que está sendo proposto, mas o CONCEG, junto com a equipe de assessoramento da UFG defenderá a redução dos índices que estão sendo propostos.

“Estamos buscando, da melhor forma e com um trabalho de alto nível nessa parceria com a Escola de Engenharia da UFG, representar bem as classes consumidoras de energia em Goiás”, ressaltou João Victor.

João Victor: expectativa positiva para defesa na ANEEL

Após a audiência pública a consulta pública nº 025/023, aberta pela ANEEL para discutir a Revisão Tarifária Periódica da Equatorial Goiás, ainda colherá subsídios até o dia 1º de novembro.

A revisão, ou seja, o reajuste, começa a vigorar no dia 22 de outubro próximo.

A audiência pública da ANEEL, na próxima quinta-feira, dia 17/8, no auditório Eli Alves Forte da OAB-GO, no setor Marista, a partir das 8h30.