Confira o cronograma da força-tarefa da Tarifa Social de Energia Elétrica

A força-tarefa para garantir o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) às famílias goianas que podem ingressar no programa iniciou atividade nesta segunda-feira (16/12), no terminal Hailé Pinheiro, em Goiânia.

Em parceria entre a Equatorial Goiás e a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), a ação vai até o dia 27 deste mês nesse local.

Sendo assim, o cadastramento para o benefício será realizado nos dias úteis, das 13h às 19h, dentro do terminal.

Estima-se que cerca de 400 mil famílias no estado possam ter o direito de obter até 65% de desconto na fatura de energia, por meio do TSEE.

“Essa ação é para garantir que nenhuma família fique sem garantir desconto na fatura de energia. Dessa forma, será possível ter um alcance ainda maior para todos que estão aptos a receber o benefício”, afirma o gerente de experiência com o cliente da Equatorial Goiás, Hugo Leandro Ferreira

O cadastro é realizado por ordem de chegada e é necessário apresentar documento pessoal com foto e a conta de luz. Ao longo das próximas semanas, outros 4 postos serão abertos nos terminais da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) até que os quase de 400 mil beneficiados sejam atendidos.

Ao todo, o cadastro poderá ser realizado em 19 terminais de ônibus.

Durante a ação, também será possível realizar o cadastro na promoção Energia em Dia, que sorteia prêmios mensais para os clientes da distribuidora que mantêm suas contas de energia em dia.

A parceria já passou pelos terminais Isidória, Bandeiras, Araguaia, Goianira, Novo Mundo, Paulo Garcia, Senador Canedo, Parque Oeste, Cruzeiro, Goiânia Viva, Garavelo, Maranata, Veiga Jardim e Recanto do Bosque.

Confira o cronograma dos próximos terminais:

Hailé Pinheiro
16/12 a 27/12
13h às 19h

Trindade
30/12 a 10/01
13h às 19h

Vera Cruz
13/01 a 24/01
13h às 19h

Padre Pelágio
27/01 a 07/02
13h às 19h

Sobre o programa Tarifa Social de Energia Elétrica

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) contempla os inscritos no Cadastro Único do Governo Federal identificados como de baixa renda (com renda mensal por pessoa de até meio salário-mínimo), quilombolas, indígenas, pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC).

Ou aqueles com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, que tenham membros com doença ou patologia que exija o uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos em domicílio.

Descontos

A Tarifa Social de Energia Elétrica dá descontos no valor mensal do consumo das famílias beneficiadas.

 Veja os descontos por consumo:
– Para consumo até 30 quilowatts/hora, a redução é de 65%;
– De 31 a 100 kWh/mês, o valor fica 40% menor;
– De 101 kWh a 220 kWh, a redução é de 10%;
– Acima de 220 kWh/mês o custo da energia é o mesmo dos clientes que não recebem o benefício.

As famílias indígenas e quilombolas têm descontos maiores:
– As famílias inscritas no CadÚnico têm desconto de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês;
– De 40% para consumo a partir de 51 kWh/mês;
– De 10% para consumo de 101 kWh a 220 kWh.
– Acima de 220 kWh/mês o custo é similar ao dos clientes sem o benefício.

Onde se cadastrar:

 – Agências de Atendimento Presencial
– Postos Credenciados de Atendimento Presencial
– Central de Atendimento 0800 062 0196 – ligação gratuita para todo o Estado, 24h por dia.
 A família precisa estar com o cadastro único atualizado no Cras e apresentar número da Unidade Consumidora em que reside; documento de identificação oficial com foto; e número de Identificação Social – NIS ou BPC.

Verificação

Para verificar se já está incluído na Tarifa Social, basta conferir se na parte superior da conta de energia, no espaço Dados da Unidade Consumidora, o campo Classe/Subclasse está preenchido com: Resid. Bx. Renda.

É importante notar que a conta não vem zerada, pois na fatura estão incluídos não apenas o consumo de energia, mas também o pagamento de impostos, iluminação pública e outras cobranças eventuais, como parcelamentos, multas ou juros.

Fique atento!

 Vale ressaltar que, para permanecer ativo no programa, é necessário manter o cadastro atualizado. As famílias devem ficar atentas às atualizações periódicas, a cada dois anos, pois as informações do CadÚnico são a base para aprovação e acompanhamento dos beneficiados. Portanto, quaisquer alterações podem impactar diretamente o status dos cadastrados.

O governo convoca o cadastrado para atualizar os seus dados de três maneiras: após dois anos sem atualização; por meio de aplicativos governamentais, SMS ou pelo extrato bancário; e, voluntariamente pelo titular, caso ocorra alguma alteração em seu status.

Com informações da Equatorial Goiás
Edição: CONCEG Notícias
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