Saiba onde está a força-tarefa do cadastro da Tarifa Social e muito mais informações!

Cerca de 400 mil famílias em Goiás têm direito de receber até 65% de desconto na fatura de energia elétrica, através do programa Tarifa Social.

Para garantir que os clientes tenham acesso ao benefício, a Equatorial Goiás, em parceria com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), está com uma força-tarefa no terminal Recanto do Bosque.

O cadastramento, que se iniciou na segunda-feira (2), poderá ser feito no Terminal Recanto do Bosque, localizado na Avenida Francisco Alves de Moraes, até o dia 13 próximo, das 13h às 19h, dentro do terminal. A

Durante a ação, também será possível realizar o cadastro na promoção Energia em Dia, que sorteia prêmios mensais para os clientes da distribuidora que mantêm suas contas de energia em dia.

 Ao todo, o cadastro poderá ser realizado em 19 terminais de ônibus.

“Essa ação é para garantir que nenhuma família fique sem garantir desconto na fatura de energia. Dessa forma, será possível ter um alcance ainda maior para todos que estão aptos a receber o benefício”, afirma o gerente de experiência com o cliente da Equatorial Goiás, Hugo Leandro Ferreira

Ao longo das próximas semanas, outros 4 postos serão abertos nos terminais da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC).

O que é e como é feito

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) contempla os inscritos no Cadastro Único do Governo Federal identificados como de baixa renda (com renda mensal por pessoa de até ½ salário-mínimo), quilombolas, indígenas, pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC), ou aqueles com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, que tenham membros com doença ou patologia que exija o uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos em domicílio.

O cadastro é realizado por ordem de chegada e é necessário apresentar documento pessoal com foto e a conta de luz.

São mais de 510 mil moradores cadastrados na Tarifa Social no estado e que aproveitam o desconto para garantir um dinheiro extra dentro de casa no final do mês.

“A Equatorial Goiás entende que nosso papel no Estado vai além de garantir a distribuição de energia com qualidade e constância para as pessoas. A empresa veio a Goiás para cuidar da população, apoiar o desenvolvimento do estado e transformar essa concessão”, destaca o gerente de Relacionamento com o Cliente, André Abrão.

O gerente ainda ressalta que a ação da TSEE nos terminais é fruto de uma busca ativa da concessionária em levar os benefícios disponíveis para a maior quantidade de clientes que estão aptos a recebê-lo.

Confira o cronograma nos terminais:

Recanto do Bosque

02/12 a 13/12

13h às 19h

Hailé Pinheiro

16/12 a 27/12

13h às 19h

Trindade

30/12 a 10/01

13h às 19h

Vera Cruz

13/01 a 24/01

13h às 19h

Padre Pelágio

27/01 a 07/02

13h às 19h

Outros pontos

 Além dos terminais, é possível realizar o cadastro nas agências de atendimento presencial da Equatorial Goiás e nos Centros de Referência em Assistência Social, os Cras.

Mesmo com um crescimento de 15% no ano passado na base de clientes que estão recebendo o benefício, muitas pessoas ainda não se cadastraram e, por isso, a distribuidora intensifica as ações para aumentar o número de cadastrados.

Atenção!!!

Para verificar se já está incluído na Tarifa Social, basta conferir se na parte superior da conta de energia, no espaço Dados da Unidade Consumidora, o campo Classe/Subclasse está preenchido com: Resid. Bx. Renda.

É importante notar que a conta não vem zerada, pois na fatura estão incluídos não apenas o consumo de energia, mas também o pagamento de impostos, iluminação pública e outras cobranças eventuais, como parcelamentos, multas ou juros.

Onde se cadastrar:

  • Agências de Atendimento Presencial
  • Postos Credenciados de Atendimento Presencial
  • Central de Atendimento 0800 062 0196 – ligação gratuita para todo o Estado, 24h por dia.

 A família precisa estar com o cadastro único atualizado no Cras e apresentar número da Unidade Consumidora em que reside; documento de identificação oficial com foto; e número de Identificação Social – NIS ou BPC.

Descontos

A Tarifa Social de Energia Elétrica dá descontos no valor mensal do consumo das famílias beneficiadas.

  Veja os descontos por consumo:

  • Para consumo até 30 quilowatts/hora, a redução é de 65%;
  • De 31 a 100 kWh/mês, o valor fica 40% menor;
  • De 101 kWh a 220 kWh, a redução é de 10%;
  • Acima de 220 kWh/mês o custo da energia é o mesmo dos clientes que não recebem o benefício.

As famílias indígenas e quilombolas têm descontos maiores

  • As famílias inscritas no CadÚnico têm desconto de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês;
  • De 40% para consumo a partir de 51 kWh/mês;
  • De 10% para consumo de 101 kWh a 220 kWh.
  • Acima de 220 kWh/mês o custo é similar ao dos clientes sem o benefício.

Fique atento!

Vale ressaltar que, para permanecer ativo no programa, é necessário manter o cadastro atualizado.

As famílias devem ficar atentas às atualizações periódicas, a cada dois anos, pois as informações do CadÚnico são a base para aprovação e acompanhamento dos beneficiados.

Portanto, quaisquer alterações podem impactar diretamente o status dos cadastrados.

O governo convoca o cadastrado para atualizar os seus dados de três maneiras: após dois anos sem atualização; por meio de aplicativos governamentais, SMS ou pelo extrato bancário; e, voluntariamente pelo titular, caso ocorra alguma alteração em seu status.

Com informações da Equatorial Goiás
Edição: CONCEG Notícias
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