A nova Subestação de Pirenópolis foi entregue pela Equatorial Goiás durante solenidade realizada na tarde de quinta-feira (12/9), com a presença de autoridades, lideranças locais, empresários e convidados.
O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG) participou do evento, representado, na ocasião, pelo vice-presidente, Félix Afonso Fleury Curado, da classe rural.
A nova SE Pirenópolis passa a contar com um transformador de 25MVA de potência- além de outro de 9 MVA que foi mantido- o que vai permitir alívio na rede elétrica da cidade e a possibilidade de conexão de novas cargas.
Além da nova Subestação, Equatorial Goiás também inaugurou um eletroposto na cidade, que é um dos principais destinos turísticos de Goiás.
“Vamos aumentar a confiabilidade no fornecimento de energia e vamos evitar sobrecargas no sistema. Além disso, essa obra permite novas conexões à rede, ou seja, é mais energia para o turismo, para o agro, para o comércio e para todos os cidadãos”, afirmou o presidente da Equatorial, Goiás, Lener Jayme.
O vice-presidente do CONCEG, Félix Curado, reforçou que se trata de uma obra importante para a região, pelo seu potencial turístico, para o desenvolvimento de atividade do agro e para os consumidores residenciais e comerciais. “Essa entrega vem de encontro ao nosso trabalho no Conselho, que é buscar cada vez mais melhorias no fornecimento de energia elétrica em nosso estado”, pontuou.
Alta tensão
A mudança do nível de tensão da Subestação Pirenópolis para 138kV também contribui para a energização da linha de distribuição de alta tensão (LDAT) Corumbá-Pirenópolis na mesma tensão.
Foi construído, ainda, um novo vão de alimentação na Subestação Corumbá, que possibilita a saída da linha com a nova tensão. Até então essa linha estava energizada em 34,5kV.
A subestação Pirenópolis foi reconstruída no modelo compacto, que utiliza equipamentos multifuncionais de alta tecnologia e permite a construção em espaços menores, em comparação aos das unidades convencionais.
Além disso, todos os equipamentos são telecontrolados, ou seja, comandados à distância e, devido à tecnologia instalada, toda a operação deste complexo é realizada de forma digital pelo Centro de Operações Integradas (COI), localizado na sede da empresa, em Goiânia.
Eletroposto
A cidade de Pirenópolis também foi contemplada com um eletroposto, instalado na Avenida Benjamin Constant, n° 1468, próximo ao portal de entrada da cidade. A estação de recarga de veículos elétricos poderá ser usada por toda a população de Pirenópolis e turistas que estiverem hospedados ou de passagem.
A estrutura oferece espaço para que dois veículos elétricos possam ser recarregados de maneira simultânea. O funcionamento será 24 horas por dia, todos os dias da semana. Basta estacionar e conectar o carregador no veículo.
“Este é o primeiro eletroposto da Equatorial em Goiás, totalmente gratuito e com foco no impulsionamento da mobilidade elétrica no Estado. Queremos reforçar aqui o caráter de sustentabilidade do Grupo Equatorial”, ressalta o analista de Pesquisa e Desenvolvimento da concessionária, Alan da Rosa.
Na oportunidade, a Equatorial Goiás também fez a doação de um veículo elértrico para a Prefeitura de Pirenópolis.
Leia ainda: CONCEG participa do Encontro de Conselhos de Consumidores da região Nordeste
VEJA IMAGENS DAS ENTREGAS FEITAS EM PIRENÓPOLIS