A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estabeleceu que será verde a bandeira tarifária para o mês de março. Assim, portanto, os consumidores não terão cobrança adicional nas faturas de energia elétrica.
As condições de geração de energia continuam favoráveis, como ocorre desde abril de 2022, há quase dois anos.
A bandeira verde é válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), malha de linhas de transmissão que leva energia elétrica das usinas aos consumidores.
Criado em 2015, o mecanismo das bandeiras tarifárias tem o objetivo de propiciar transparência ao custo real da energia.
Quando e como as Bandeiras mudam de cor?
A cada mês, as condições de operação do sistema de geração de energia elétrica são reavaliadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, que define a melhor estratégia de geração de energia para atendimento da demanda.
A partir dessa avaliação, define-se a previsão de geração hidráulica e térmica, além do preço de liquidação da energia no mercado de curto prazo.
Leia ainda: Transição Energética: isso está dando o que falar. Entenda!
Desse modo, para cada nível de geração hidráulica e térmica tem-se uma previsão de custos a serem cobertos pelas Bandeiras. Portanto, as cores das bandeiras tarifárias são definidas a partir da previsão de variação do custo da energia em cada mês.
Com informações da ANEEL
Edição: CONCEG Notícias