Declaração de quitação anual é direito do consumidor de energia. Saiba as condições!

Muita gente não sabe, mas a Lei Federal nº 12.007/2009 obriga as empresas prestadoras de serviços públicos e privados a emitir e encaminhar a declaração anual de quitação de débitos ao consumidor/cliente. É uma garantia para que se possa- quando ou se for necessário- comprovar que as contas do ano anterior foram devidamente pagas.

Isso vale também no caso da energia elétrica e está devidamente regulamentado no artigo 349 da Resolução 1000/2021 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O referido artigo é claro: “A distribuidora deve encaminhar a declaração de quitação anual de débitos ao consumidor e demais usuários, sem custos, até o mês de maio do ano seguinte, podendo ser emitida em espaço da própria fatura”.

Vele lembrar que a declaração pode vir na conta de energia e, por isso, atente-se ao receber a fatura.

Como funciona?

De acordo com o dispositivo, a declaração de quitação anual de débitos compreende as faturas do fornecimento de energia elétrica e eventuais cobranças complementares dos meses de janeiro a dezembro de cada ano, tendo como referência a data do vencimento da fatura.

Assim, os consumidores e demais usuários que não tiverem débitos relativos ao ano em referência têm direito à declaração de quitação anual de débitos, observadas as seguintes condições:

  • para o consumidor e demais usuários que não tenham utilizado os serviços durante todos os meses do ano anterior, a declaração de quitação deve ser dos meses em que houve pagamento das faturas;
  • caso algum débito seja objeto de parcelamento ou questionamento judicial, o consumidor e demais usuários têm o direito à declaração de quitação dos meses em que houve pagamento dessas faturas.

A declaração de quitação anual deve ser encaminhada no mês subsequente à completa quitação dos débitos do ano anterior ou dos anos anteriores caso existam débitos que impeçam o seu envio até o mês de maio.

Importante!

Na declaração de quitação anual, deve constar a informação de que ela substitui, para a comprovação do cumprimento das obrigações do consumidor e demais usuários, as quitações dos faturamentos mensais dos débitos do ano a que se refere e dos anos anteriores.

Leia ainda: Com parceria do CONCEG, Equatorial cadastrou 140 mil famílias na Tarifa Social de Energia

O consumidor e demais usuários podem solicitar à distribuidora a declaração de quitação anual de débitos, ainda que não seja mais titular das instalações.

Matéria do CONCEG Notícias- A reprodução é permitida, citada a fonte.

Consumo Consciente CONCEG