Transição energética e desafios da mudança climática foram temas da ANEEL no Sendi 2023

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) conclui nesta sexta-feira (10) sua participação na edição 2023 do Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi).

Principal encontro do segmento de distribuição de energia elétrica no país, o evento promovido pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) está sendo realizado desde o dia 7 em Vitória (ES), sob a coordenação da EDP.

O diretor da ANEEL Ricardo Tili representou a Agência durante a abertura do Sendi, na noite de terça-feira (7/11). Ele também integrou na quinta-feira (9/11) o painel de debate “Novas tecnologias na distribuição de energia elétrica”, com Júlio Shigeaki Omori, superintendente de Smart Grid e Projetos Especiais da Copel Distribuição, e Alberto Oppenheimer, managing director da Google Cloud Latin América Solutions.

Leia também: CONCEG participa do Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica- Sendi 2023

Nos dois momentos, Tili ressaltou o potencial da inovação no setor elétrico para que o Brasil assuma protagonismo na transição energética:

“A transição no setor elétrico já aconteceu há muitos anos: hoje, o país possui 87% de sua potência instalada renovável, com grande expansão das fontes eólica e solar. Agora precisamos dar o passo além, levar essa transição para o setor energético como um todo. Soluções como a eletrificação veicular são fundamentais para promover a descarbonização”, ressaltou o diretor.

A contribuição da Agência na parte de Trabalhos Técnicos ocorreu na manhã desta sexta-feira (10/11), quando o especialista Wesley Usida apresentou o tema de regulação: “Avaliação da Conciliação de Ativos da Base de Remuneração Regulatória usando a BDGD (Base de Dados Geográfica da Distribuidora)”.

Durante a mesa redonda Planejamento e Operação da Rede de Distribuição e o Impacto da Geração Distribuída, o superintendente de Regulação dos Serviços de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica da ANEEL, Carlos Mattar, dialogará com Alisson Guedes Chagas, superintendente de Engenharia da Cemig, e Tatiane Pestana, gerente executiva do Operador Nacional do Sistema (ONS).

Participação

A Sendi 2023 tem a participação do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG), representado neste evento pelo conselheiro Wilson de Oliveira e pela secretária executiva do colegiado e integrante da área de Ouvidoria da Equatorial Goiás, Fernanda Faleiro.

Com informações da ANEEL