Retrospectiva 2022 (I Parte): Fatos que marcaram o ano do CONCEG e do setor elétrico

O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG) faz um balanço de suas atividades ao longo do ano de 2022, bem como traz alguns assuntos de destaque no setor elétrico em Goiás e no Brasil. Segue a primeira parte da Retrospectiva 2022. O boletim completo pode ser acessado na íntegra, na aba “Publicações”, através do site: https://conceg.com.br

  • Em reunião com o então presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Goiás (CODEGO), Wilson de Oliveira, presidente da Fieg e ex-presidente do CONCEG, cobrou união de esforços para que a Enel Goiás pudesse entregar a reforma e ampliação da Subestação do DAIA, em Anápolis, o que deveria ter ocorrido ainda em 2021.
  • Foi publicado no Diário Oficial da União o marco legal para micro e minigeradores de energia (Lei 14.300/2022). Essas modalidades permitem a consumidores produzirem a própria energia que utilizam a partir de fontes renováveis — como a solar fotovoltaica, a eólica, a de centrais hidrelétricas e a de biomassa.
  • A partir de 1º de fevereiro, os clientes da Enel Distribuição Goiás passaram a receber um novo modelo de conta de energia. A mudança foi para todos os clientes do Estado e acompanhou o novo formato com nota fiscal eletrônica a ser utilizada gradativamente em todo o país.
  • O CONCEG apoiou o pedido do Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica (Conacen) para extinção da Bandeira de Escassez Hídrica. O então presidente Wilson de Oliveira, avaliou que seria uma decisão acertada.
  • A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), ligada ao Ministério de Minas e Energia, divulgou a Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica de janeiro, com base de dezembro e dados também relativos ao fechamento do ano de 2021. No período de 12 meses, o Brasil registrou consumo de 500.209 GWh de eletricidade em 2021, com crescimento de 5,2% na comparação com igual período de 2020.
  • O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG) realizou, no dia 22 de fevereiro, a primeira reunião ordinária do ano de 2022. Ainda devido a pandemia, o encontro foi realizado de forma virtual. A Resolução 1000 e as demandas da área rural pautaram o encontro.
  • Somente no mês de janeiro de 2022, dados do Ministério de Minas e Energia (MME) confirmam que a geração de energia elétrica teve um acréscimo de 482 MW, energia suficiente para atender cerca de 1 milhão de habitantes. A expansão da geração de energia elétrica, em 2021, foi de 7.562 MW, além de 200 usinas que entraram em operação, acrescentando capacidade de geração de energia que pode atender até 17 milhões de domicílios.
  • Uma operação de crédito para as distribuidoras de energia elétrica, a ser financiada por um grupo de bancos públicos e privados, foi aprovada pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Conforme anunciado, a  operação visou reduzir os impactos financeiros – e o posterior repasse deles à tarifa dos consumidores – dos custos referentes à compra de energia elétrica no período de escassez hídrica de 2021.
  • A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou o Ranking de Continuidade, instrumento que compara o desempenho de uma distribuidora em relação às demais empresas do país no quesito de continuidade do fornecimento de energia elétrica. Das empresas de grande porte, as últimas colocadas foram: ENEL GO (27º), EQUATORIAL MA (28º) e CEEE (29º).
  • Uma pauta extensa, porém, de grande relevância, marcou a reunião do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG), ocorrida no dia17 de março. Um dos principais temas em debate foi a norma 936 da ANEEL, que mudou a organização dos Conselhos de Consumidores.
  • O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG) realizou no dia 29 de março, uma Audiência Pública com vistas a apresentação de entidades e acolhimentos de nomes para fazer parte da composição do colegiado, no mandato subsequente ao atual, que vai de 1 º de julho de 2022 a 31 de dezembro de 2026.
  • O então presidente do CONCEG, Wilson de Oliveira, participou do 23º Encontro dos Conselhos de Consumidores da Região Norte. O evento, promovido em parceria entre o Conselho de Consumidores da Equatorial Energia Pará (Concepa) e a Equatorial Energia- PA, com uma extensa programação.
  • O Ministério de Minas e Energia lançou o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031. O documento, elaborado com o apoio da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), indica as perspectivas da expansão do setor de energia no horizonte de dez anos (2022 – 2031), dentro de uma visão integrada para os diversos segmentos energéticos.
  • O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG) se reuniu nesta terça-feira, 26/04, em caráter ordinário e com a maioria dos conselheiros participando de forma presencial na sala de reuniões do colegiado, localizado na sede da Enel, no Jardim Goiás, em Goiânia. Neste encontro, ficou definida a nova composição para mandato que se iniciou dia 1º de julho.