O consumo de eletricidade do país registrou aumento de 5,2% em 2021, refletindo a expansão das atividades econômicas medidas pelo PIB, que registrou alta de 4,6% no ano passado.
É o que informa o Boletim Trimestral de Consumo de Eletricidade, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
O relatório consta no boletim nº 08, que traz dados do quarto semestre de 2021 e, portanto, analisa os principais movimentos de consumo industrial, residencial e comercial, bem como a sua associação com a conjuntura econômica verificada no período, assim como traz ainda os resultados finais de 2021.
Em termos de classes, o consumo residencial registrou alta de 1,8%, crescimento mais modesto em relação ao do ano anterior, influenciado pela reabertura da economia possibilitado pela redução do número de casos de COVID- 19 e a evolução da vacinação ao longo do ano, que levaram à retomada paulatina de atividades presenciais e reduziram o tempo das pessoas em suas residências.
O consumo da classe industrial apresentou alta de 9,2% em 2021. Em termos de valor adicionado, o crescimento foi mais modesto (4,5%), com a expansão das atividades extrativas e de construção sendo parcialmente compensada pela perda de dinamismo da indústria de transformação ao longo do segundo semestre.
O consumo da classe comercial expandiu 5,5%, em linha com o desempenho do VA de serviços (4,7%). Esse resultado foi impulsionado pela retomada gradual das atividades de serviços com público, de turismo e lazer, de educação, de atividades de escritório, entre outras, possibilitada pelo avanço da vacinação contra COVID-19 e relaxamento das medidas de distanciamento social ao longo de 2021.
Avaliação do 4º Trimestre 2021
O consumo de energia elétrica cresceu 1,0% no quarto trimestre de 2021, na comparação com o mesmo período de 2020. É o que informa o Boletim Trimestral de Consumo de Eletricidade, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
No contexto geral, o aumento de 1% de crescimento no consumo nacional foi compatível com o desempenho da atividade econômica, uma vez que, segundo dados do IBGE, no quarto quadrimestre de 2021, em relação a 2020, o crescimento do PIB foi de 1,6%.
Comercial
O balanço mostra que o consumo nacional de energia elétrica na classe comercial no quatro trimestre/2021 foi de 23,1TWh, com expansão de 4,8% em relação ao mesmo período de 2020. Apesar do crescimento, houve uma desaceleração se a comparação for feita em relação ao segundo e terceiro semestre, em razão da flexibilização de medidas preventivas da Covid-19 permitindo maior atividade de comércio e serviços não essenciais, assim, reduzindo o o chamado efeito estatístico de base baixa.
Industrial
O consumo industrial, por sua vez, foi de 46 TWh no quatro trimestre de 2021, com expansão de 2,8% em relação ao mesmo período de 2020. O estudo verifica que o consumo de energia nas indústrias tem crescido trimestre a trimestre, desde o início da recuperação na segunda metade de 2020, após a passagem do período mais agudo da pandemia.. Desde 2011, não eram registrados seis trimestres consecutivos de crescimento da demanda industrial de eletricidade.
Residencial
No quarto semestre de 2021, o consumo residencial de energia foi de 38,0 TWh, com queda de 3,0% na comparação ao mesmo período de 2020. Essa é a primeira queda desde o segundo trimestre de 2020. Segundo a EPE, alguns fatores contribuíram para a redução do consumo residencial no período avaliado. Entre eles, as temperaturas mais amenas em boa parte do País e o maior volume de chuvas, em parte, devido ao fenômeno La Niña. (Com informações do relatório trimestral da EPE)