Matriz Energética e Matriz Elétrica. Entenda a diferença!

Precisamos de energia para acender a luz, preparar nossas refeições e nos transportar de carro até a escola, a praia. Essa energia vem de um conjunto de fontes que formam o que chamamos de matriz energética.

Ou seja, ela representa o conjunto de fontes disponíveis em um país, estado, ou no mundo, para suprir a demanda de energia.

FIQUE SABENDO! – Muitas pessoas confundem a matriz energética com a matriz elétrica, mas elas são diferentes. Enquanto a matriz energética representa o conjunto de fontes de energia disponíveis para movimentar os carros, preparar a comida no fogão e gerar eletricidade, a matriz elétrica é formada pelo conjunto de fontes disponíveis apenas para a geração de energia elétrica.

Dessa forma, podemos concluir que a matriz elétrica é parte da matriz energética.

MUNDO- O mundo possui uma matriz energética composta, principalmente, por fontes não renováveis, como o carvão, petróleo e gás natural.

Fontes renováveis como solar, eólica e geotérmica, por exemplo, juntas correspondem a apenas 2% da matriz energética mundial. Somando à participação da energia hidráulica e da biomassa, as renováveis totalizam aproximadamente 14%.

BRASIL- A matriz energética do Brasil é muito diferente da mundial. Por aqui, apesar do consumo de energia de fontes não renováveis ser maior do que o de renováveis, usamos mais fontes renováveis que no resto do mundo. Somando lenha e carvão vegetal, hidráulica, derivados de cana e outras renováveis, nossas renováveis totalizam 48,3%, quase metade da matriz energética.

RENOVÁVEL- A matriz elétrica brasileira é ainda mais renovável do que a energética, isso porque grande parte da energia elétrica gerada no Brasil vem de usinas hidrelétricas. A energia eólica também vem crescendo bastante, contribuindo para que a nossa matriz elétrica continue sendo, em sua maior parte, renovável.

Isso é ótimo para o Brasil, pois além de possuírem menores custos de operação, as usinas que geram energia a partir de fontes renováveis em geral emitem bem menos gases de estufa. (Com informações da Empresa de Pesquisa Energética- EPE)

Saiba mais sobre o CONCEG- https://conceg.com.br

Gráfico 1- Fonte: EPE
Gráfico 2 – Fonte: EPE

Deixe um comentário