A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou na quinta-feira (21) e está em vigor a partir desta sexta-feira, 22 de outubro, o reajuste tarifário anual da Enel Distribuição Goiás.
O efeito médio para o consumidor é de 16,45%. Há diferença no reajuste, dependendo da classe de consumo (Confira a tabela).
O processo na ANEEL foi relatado pela diretora Elisa Bastos. Segundo ela, no caso, foram adotadas medidas para a redução do efeito tarifário, com destaque para as a reversão de recursos da Conta-Covid, o diferimento do saldo de Itaipu (associação ao Decreto 10.665/2021) e a compatibilização dos financeiros da Bandeira de Escassez Hídrica, a fim de neutralizar o seu repasse à Parcela A.
“Sem nenhuma medida, o reajuste inicial da empresa seria de mais de 24%”, pontuou a relatora, acrescentando que a agência decidiu atenta à necessidade de sustentabilidade das empresas e a capacidade de pagamento dos consumidores.
Segundo a ANEEL, os valores foram impactados, especialmente, pelos componentes financeiros, além de custos com encargos setoriais e despesas relacionadas às atividades de distribuição e compra de energia.
Mais informações sobre reajustes tarifários podem ser consultadas no endereço eletrônico www.aneel.gov.br, no link entendendo a tarifa, e no aplicativo ANEEL Consumidor, disponível para dispositivos móveis Android ou IOS.
Na próxima terça-feira (26), o Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG) vai se reunir, em caráter extraordinário, para tratar desse tema, com representantes da Enel Goiás. Saiba mais sobre o CONCEG- https://conceg.com.br