10 dicas de segurança com a energia elétrica durante os temporais

O início do período chuvoso, geralmente, costuma trazer alguns transtornos, em decorrência de tempestades com ventos fortes e descargas elétricas.

Daí, portanto, a necessidade de redobrar a atenção e os cuidados que se deve ter dentro e, também, fora de casa para se evitar transtornos e, até, riscos à integridade física.

Sendo assim, o Conselho de Consumidores do Estado de Goiás (CONCEG) buscou algumas dicas, que podem ajudar nesse período.

E reforçando também a necessidade do consumo consciente de energia elétrica, uma vez que o País passa por uma crise hídrica que tem afetado e colocado em risco o abastecimento de energia elétrica.

Pequenas medidas evitam grandes transtornos e prejuízos

SIGA AS DICAS:

1- Desligue os aparelhos da tomada quando faltar energia elétrica. Isso diminui o risco de danos quando a energia voltar;

2- Ao desligar esses aparelhos, use um calçado que possua o solado isolante, aquele de borracha;

3- Evite o uso de eletrodomésticos durante tempestades. Deixe ligados apenas os aparelhos necessários.

4- Ao deixar a casa vazia por um longo período, desligue a chave geral;

5- Só instale ou conserte antenas se o tempo estiver bom;

6- Mantenha distância dos fios partidos ou caídos na rua. Eles podem estar energizados. Entre em contato e avise a concessionária;

7- Procure não utilizar equipamentos molhados ou que estava em locais eventualmente inundados;

8- Faça uma inspeção e veja se não há goteiras perto das instalações elétricas;

9- Se por acaso você estiver fora de casa durante um temporal, fique longe de alguns locais como campos de futebol, piscinas, lagos, praias, árvores, entre outros. Jamais se abrigue perto dos postos ou embaixo da fiação elétrica;

10- Se perceber que as paredes do imóvel estão úmidas, evite o contato com elas e não ligue equipamentos elétricos em tomadas, pois as paredes podem ser fontes de choques e mau funcionamento de equipamentos, causando danos aos aparelhos.

Deixe um comentário