Seis dicas legais para economizar energia em tempos de bandeiras tarifárias

Consumo consciente. Essa é a palavra-chave para o consumidor de energia elétrica, que em outubro teve custo adicional na conta de energia por conta da bandeira tarifária vermelha.

Agora em novembro, a Agência Nacional de Energia Elétrica informou que a bandeira tarifária será amarela, de forma que a conta sofre um adicional de para R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.

Para fazer frente a isso, o consumidor de energia elétrica pode (e deve) buscar maior de economizar. E saiba que isso pode ser feito com medidas simples e práticas.

O CONCEG Notícias, no Aprendendo com Energia, selecionou seis dicas legais da Equatorial Goiás para que você possa colocar em prática dentro de casa. Veja:

Dica 1- Em épocas que tem mais pessoas em casa, aumenta a quantidade de banhos e o uso do chuveiro elétrico, equipamento que mais consome energia, devido à sua alta potência.

A dica é reduzir o tempo de banho e colocar o seletor de temperatura na posição ‘verão’, o que reduz a potência do chuveiro e proporciona uma redução no consumo ao final do mês.

Dica 2- Você sabia que a geladeira se torna um dos equipamentos que mais consomem energia elétrica por conta do “abre e fecha” ao longo do dia? Então para acabar com esse vilão da economia, é bem fácil: basta deixar um litro com água com gelo fora da geladeira.

Assim, você evita abrir o eletrodoméstico toda hora para beber água, economiza energia e ainda conserva a borracha de vedação da sua geladeira por mais tempo.

Dica 3- Atualmente, as crianças e adolescentes estão ficando mais tempo “plugados” nos games, computadores, TV’s e celulares não é mesmo? E

stabeleça horários e evite desperdícios. Uma boa opção é levar as crianças para brincar ao ar livre, assim você não gasta energia e ainda fica junto de quem você ama.

Dica 4- Outra alternativa é evitar deixar os equipamentos ligados quando ninguém estiver usando. É importante retirar o equipamento da tomada quando não estiver sendo utilizado.

E jamais manuseie qualquer equipamento elétrico com o corpo molhado e os pés descalços.

Dica 5- Aproveite a luz natural e evite deixar lâmpadas acesas durante o dia, principalmente da área externa da casa. À noite, desligue as lâmpadas dos ambientes que você não estiver utilizando.

Dica 6- Para quem tem ar-condicionado, a dica é colocar a temperatura na opção 23 graus. Dessa forma o compressor irá consumir menos energia e o conforto será mantido.

Outra dica é fazer o uso do aparelho intercalado com o ventilador em dias menos quentes, pois ventiladores consomem bem menos energia.

Consumir energia elétrica de maneira mais eficiente é bom pra todo mundo. Pequenas atitudes fazem toda a diferença!

Com informações da Equatorial Goiás
Edição: CONCEG Notícias
Leia ainda: CONCEG recebe visita do presidente da Equatorial Goiás e tem reunião com pauta cheia