A Equatorial Goiás está mobilizando uma série de ações para garantir o fornecimento seguro e contínuo de energia elétrica durante a temporada de Carnaval em várias cidades do estado. Em Pirenópolis não é diferente.
A cidade, que é um dos principais destinos turísticos de Goiás, está dentro do cronograma da concessionária. A cidade que mensalmente recebe 80 mil pessoas tem expectativa de receber o dobro dessa quantidade nos dias de festas. O município se prepara para um aumento significativo na demanda por energia, que pode dobrar em relação aos dias normais.
O reforço na infraestrutura elétrica da cidade é essencial para atender ao grande fluxo de visitantes e garantir que a folia ocorra sem interrupções no fornecimento de energia. Além disso, a concessionária destaca a importância dos cuidados com segurança elétrica durante as festividades, prevenindo acidentes relacionados ao uso indevido da rede elétrica.
Preparação da rede elétrica para o aumento da demanda
Durante o carnaval, o consumo de energia elétrica em cidades turísticas pode dobrar, devido ao grande número de turistas e ao aumento das atividades comerciais e culturais. Para atender essa demanda crescente, a distribuidora realizou uma série de medidas preventivas e de melhoria na rede elétrica da região. Entre as principais ações estão:
• Execução de mais de 30 mil podas de árvores em toda a regional Anápolis, evitando que galhos interfiram na rede elétrica e causem interrupções;
• Limpeza de dezenas de quilômetros de faixa sob as linhas de distribuição, garantindo um espaço seguro para a operação das redes elétricas;
• Substituição de quase 400 equipamentos degradados em fim de vida útil por novos e mais eficientes, garantindo maior estabilidade ao sistema elétrico local.
De acordo com o gerente de Obras e Manutenção da Regional de Anápolis, Rogério Sarno, as manutenções preventivas são fundamentais para garantir um fornecimento seguro de energia, especialmente em períodos de grande movimentação.
“Realizamos um trabalho intenso de poda de árvores, limpeza de faixa e substituição de equipamentos antigos por novos. Essas medidas são essenciais para evitar interrupções durante o Carnaval, quando a demanda por energia é muito maior,” explica Sarno.
Além disso, em dezembro de 2024, a Equatorial concluiu 24 km de obras em Pirenópolis, incluindo a construção, recapacitação de condutores e trifaseamento de rede. Essas melhorias beneficiaram tanto a zona urbana quanto a zona rural. Após a conclusão dessas obras, o número de circuitos alimentadores passou de 4 para 6, permitindo maior flexibilização de cargas e maior confiabilidade do sistema.

Nova Subestação: garantia de energia para o turismo e o comércio local
Inaugurada em setembro de 2024, a nova Subestação Pirenópolis já está contribuindo significativamente para o reforço do fornecimento de energia na região. Reconstruída em tempo recorde de cinco meses, a unidade agora conta com o dobro da capacidade anterior, permitindo o atendimento de novas cargas e proporcionando maior confiabilidade à rede elétrica local.
A nova subestação está equipada com um transformador de 25MVA e outro de 9MVA, que foi mantido, garantindo alívio na rede elétrica e suporte ao crescimento das atividades turísticas e econômicas da cidade. Outro ponto de destaque foi a elevação do nível de tensão da subestação, que passou de 34,5kV para 138kV, tornando o sistema elétrico mais robusto e eficiente.
Com informações da Equatorial Goiás
Edição: CONCEG Notícias
Leia ainda: CONCEG abre calendário de reuniões de 2025 com várias pautas e debates