Os consumidores de energia elétrica no Brasil têm reclamado menos nos canais de atendimento da Agência Nacional de Energia Elétrica sobre os serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica.
Entre maio de 2022 e abril de 2023, a Ouvidoria Setorial da ANEEL recebeu 175.494 reclamações – um quantitativo inferior aos verificados no mesmo período entre 2021 e 2022 (221.720 atendimentos); 2020 e 2021 (224.954 atendimentos); e 2019 e 2020 (175.643 atendimentos).
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O detalhamento dos números do último ano está no Informativo da Ouvidoria Brasil e Regiões – Maio 2023.
Interação
Os dois assuntos que provocaram maior interação com a Agência no mês de abril foram qualidade do fornecimento de energia e serviços técnicos das distribuidoras.
O relatório traz, mensalmente, um panorama detalhado das principais reclamações recebidas pela ouvidoria da ANEEL e pela plataforma Consumidor.gov.br.
O monitoramento contínuo das demandas dos consumidores é fundamental para que a Agência e as distribuidoras possam identificar oportunidades de melhorias e aprimoramento dos serviços.
Painéis interativos com dados da ouvidoria da ANEEL e outros relacionados ao serviço de distribuição também estão disponíveis na área de “Relatórios e Indicadores”, nas Centrais de Conteúdo do site da ANEEL.