Orientações para solução de conflitos de consumo no setor elétrico

Os consumidores de energia elétrica possuem uma gama considerável de mecanismos para a solução de conflitos nas relações de consumo com as empresas, ou seja, as distribuidoras.

Entretanto, muitas vezes, falta a informação sobre onde buscar e iniciar o atendimento correto para a sua demanda.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que é o órgão regulador do setor elétrico no país, traz informações importantes sobre essa questão.

Veja, abaixo, as recomendações:

1 – Fale com a distribuidora

Quando você tiver algum problema com a distribuidora de energia elétrica, por exemplo, falta de energia, não recebimento de fatura etc., deve reclamar diretamente à distribuidora. Ao registrar sua reclamação, a distribuidora deverá fornecer um número de protocolo. Guarde esse número. (Veja na matéria: Canais de Atendimento na Equatorial Goiás)

2 – Fale com a ouvidoria da distribuidora

Caso o problema não seja solucionado, você deverá entrar em contato com a ouvidoria da distribuidora e informar o número de protocolo da reclamação. Ao reclamar na ouvidoria, outro número de protocolo deverá ser fornecido. É importante guardar esse número também.

3 – Fale com a ANEEL

Se ainda assim o problema não tiver sido resolvido, registre sua reclamação na ANEEL por um dos canais:

Assistente virtual: ChatBot

Formulário no site da ANEEL

Aplicativo ANEEL Consumidor

Chat humano:: seg./sáb., 6h20 às 0h

Telefones 167 e 0800 7270167: seg./sáb., 6h20 às 0h

Mais uma dica

A ANEEL também orienta que o consumidor busque eventuais resoluções de problemas com a distribuidora de energia, na plataforma Consumidor.gov.br. Essa plataforma é ligada ao Governo Federal e visa justamente a mediação de conflitos entre empresas e consumidores, não apenas no setor de energias, mas em vários outros.

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No caso do setor elétrico, as decisões dos conflitos são monitoradas pela Aneel e outros órgãos de defesa ao consumidor.

Canais de Atendimento na Equatorial Goiás

a Equatorial Goiás tem a Assistente virtual Clara, disponível para todos os clientes, basta enviar um ‘Oi’ para o número (62) 3243-2020 e ter à disposição serviços como: consulta de débitos, emissão de segunda via de conta, código para pagamento e informar sobre falta de energia. 

A Agência Virtual pelo site: www.equatorialenergia.com.br, só escolher a opção Goiás para solicitar segunda via de conta, consulta de débitos, histórico de consumo e faturas, informar falta de energia e religação, lembrando que é preciso ter em mãos a unidade consumidora e o CPF do titular.

O Aplicativo da Equatorial Goiás está disponível para download no Android e iOS.

Os clientes ainda contam com a Central de Atendimento 0800 062 0196, com ligação gratuita.

Com informações da ANEEL e Equatorial Goiás

Edição: CONCEG Notícias