ONS disponibiliza estudo com avaliação sobre o Horário de Verão

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) está disponibilizando a Nota Técnica relativa a avaliação sobre o horário de verão.

O estudo foi apresentado ao Ministério de Minas e Energia (MME), em reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), na última quinta-feira, 19/9, na sede do Operador, no Rio de Janeiro.

As indicações do ONS são de que, no cenário atual, o Horário de Verão contribui para a maior eficiência do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Em especial no atendimento à ponta de carga no horário noturno, período entre 18h e 20h, quando o sistema precisa lidar com os desafios da saída da geração solar centralizada e da Micro e Minigeração Distribuída (MMGD) e do aumento da demanda por energia.

Economia

Ainda de acordo com o relatório do Operador, a aplicação do horário de verão, em cenários de afluências críticas, poderá trazer uma redução de até 2,9% da demanda máxima. A medida traz uma economia no custo da operação próxima a R$ 400 milhões entre os meses de outubro e fevereiro.

“A decisão pelo retorno do Horário de Verão é uma atribuição do Poder Executivo. O estudo foi apresentado ao Ministro Alexandre Silveira na semana passada e agora será avaliado pelo Ministério de Minas de Energia”, destacou Marcio Rea, diretor-geral do ONS.

Leia ainda: Bandeira tarifária vermelha é pauta de debate em reunião do CONCEG

“Seguimos disponíveis para ajudar o MME a embasar suas melhores decisões, de forma técnica e qualificada”, completou.

Marcio Rea finalizou pontuando que o Operador segue trabalhando de maneira que se se possa alcançar os melhores resultados para garantir a eficiência do Sistema Interligado Nacional (SIN) “e, principalmente, para o país e para a sociedade brasileira”.

O horário de verão é uma das medidas do Plano Contingência desenvolvido pelo Operador e também apresentado ao MME durante a reunião extraordinária do CMSE.

A nota técnica está disponível aqui
Informações do NOS
Edição: CONCEG Notícias