Observatório da Distribuição aponta principais reclamações dos consumidores

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) disponibiliza o Observatório da Distribuição, uma espécie de banco de dados que reúne informações acerca dos principais indicadores da distribuição de energia elétrica recebidos pela agência, ou no caso das reclamações, aquelas ou são feitas diretamente aos canais do órgão regulador.

O guia traz as reclamações recebidas pela ANEEL nos últimos 12 meses, com rankings, divisão por categorias, tipologias e regiões.

Dessa forma, é possível ter um panorama das distribuidoras, dos principais problemas enfrentados pelo consumidor e, ainda, tendências e variações das reclamações.

As análises contidas no Observatório também podem contribuir para que as concessionárias adotem correções de procedimento e as consequentes melhorias no atendimento.

O Observatório mostra, por exemplo, que na janela de junho de 2022 (julho de 2021 a julho de 2022), foram 221.959 reclamações recebidas na ANEEL.

No topo do ranking das reclamações estão as seguintes tipologias: Falta de energia (46.620); Variação de consumo (26.683); Conexão de microgeração (16.031); Ligação (15.685), Extensão de rede (10.178).

No ranking de reclamação por distribuidoras, levando-se em conta o indicador denominado QRT (Quantidade de Reclamações Totais) a cada 10 mil Unidades Consumidoras (UCs), tem-se o seguinte resultado: Enel-RJ (82,64); Light (68,40); CEEE Equatorial (42,31); Neoenergia Brasília (40,97); Enel-SP (40,20). A Enel Goiás aparece na 10ª posição (28,12).

Para ler o relatório completo, acesse AQUI

Campanha Consumo Consciente- CONCEG
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