Ministério abre consulta pública sobre Plano Decenal de Expansão de Energia

O Ministério de Minas e Energia (MME) está recebendo contribuições para a consulta pública nº 119/2020, cujo objetivo é o aprimoramento do Plano Decenal de Expansão de Energia 2031.

O prazo para o recebimento das contribuições vai até o dia 23 de fevereiro próximo.

De acordo com o MME, serão consideradas tão somente as contribuições encaminhadas via Portal de Consulta Pública do MME.

Elaborado anualmente pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), sob as diretrizes do MME, o Plano Decenal, segundo a minuta, tem por objetivo indicar as perspectivas da enpansão do setor de energia elétrica no horizonte de 10 anos, sob a ótica do governo, com uma visão integrada para os diversos energéticos disponíveis.

“Tal visão permite extrair importantes elementos para o planejamento do setor de energia, com benefícios em termos de confiabilidade e otimização dos custos de produção e dos impactos ambienta”, destaca o texto oficial.

A preparação do plano foi iniciada no primeiro trimestre de 2021, com conclusão agora, em janeiro de 2022.

O documento aborda a busca de exploração das incertezas da retomada da economia em decorrência da pandemia. Também estão refeltidos no estudo, os aprendizados provenientes do recém período de escassez hídrica.

Além, ainda, de trazer como destaque questões relacionadas ao processo de transição energética.

Confira:

Link de acesso à minuta do Plano Decenal- Aqui

Link de acesso ao Portal de Consulta Pública/MME- Aqui

Campanha do CONCEG

Deixe um comentário