Grupo Equatorial Energia lança campanha de segurança com energia elétrica

Os acidentes envolvendo a população e energia elétrica têm uma frequência relevante e isso traz a necessidade de buscar novas estratégias para mudar essa realidade.

Pensando nisso, as distribuidoras do Grupo Equatorial Energia no Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Goiás, Amapá e Rio Grande do Sul se uniram e lançaram a campanha “E+ Segurança”, que tem o objetivo de levar às pessoas informações sobre os impactos e consequências em ter comportamentos inseguros com a rede elétrica.

Com o mote “Pela sua segurança hoje. Pelo futuro todo dia”, a campanha, que tem a expectativa de atingir aproximadamente 14 milhões de consumidores da empresa, foi lançada nos sete estados onde a Equatorial atua e será veiculada até 17 de dezembro.

Ela tem a finalidade de orientar, alertar e conscientizar as pessoas em relação à segurança com a rede elétrica, além de convocar a população para serem agentes de segurança e aliados na prevenção dos acidentes. 

A campanha

A ideia é divulgar conteúdos educativos sobre segurança elétrica, com uma abordagem focada nas causas e consequências.

Além disso, divulgar vídeos de conscientização com uso de depoimentos de pessoas reais, mostrando as principais causas de acidentes e as medidas para evitá-los. 

Leia ainda: Site do CONCEG atinge mais de 12 mil visualizações de páginas esse ano

As peças serão divulgadas na TV, rádios e também nas redes sociais da Equatorial Energia.

“Segurança é um dos valores do Grupo Equatorial. Acreditamos que a vida é um bem inegociável e, por isso, buscamos eficiência com respeito à dignidade e segurança das pessoas, atuando e encorajando para a preservação da vida”,

destaca Carla Saldanha, gerente Corporativa de Segurança do Grupo Equatorial Energia.

“É importante divulgar e orientar para a população com o objetivo de conscientizá-los e zerar os acidentes”, completa.

 Entre as principais orientações do Grupo Equatorial estão: 

Acidente doméstico por eletricidade

  • Dentro de casa, quando falamos em segurança, é preciso ter atenção.
  • Não improvise, não desencape e/ou emende fios para conectá-los nas tomadas. É importante, também, se atentar ao uso do famoso “T” (benjamim) para ligar aparelhos elétricos, este acessório pode causar choque elétrico, queima de aparelhos e até incêndios originados por curto-circuito.
  • Assegure a segurança da sua casa aumentando o número de tomadas no mesmo ponto, sempre respeitando o limite que circuito foi dimensionado.

Acidente por intervenção não autorizada na rede elétrica da distribuidora

  • As ligações clandestinas de energia colocam a vida da população em risco pela alta probabilidade da ocorrência de acidentes graves ou fatais, a prática ilegal configura crime previsto no Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão.
  • As atividades e serviços que envolvem energia elétrica devem ser realizadas de forma segura e responsável, por profissionais capacitados e autorizados.
  • Subir em postes, trocar transformadores, instalar medidores, manobrar chaves seccionadoras na rede de energia são serviços que só as equipes da distribuidora de energia podem realizar, pois são capacitadas para executar a atividade cumprindo procedimentos e as normas técnicas e de segurança.

Pipas 

– Outro ponto de atenção na campanha é a brincadeira de empinar pipas, que pode ocasionar acidentes graves e até fatais.

  • As férias escolares estão se aproximando e, durante esse período, crianças e adolescentes costumas ficar nas ruas brincando. É importante orientá-los a não subir em árvores com galhos que estejam tocando na rede elétrica e jamais tentar resgatas pipas que estejam presas na rede elétrica. Por ser mais seguro, o indicado é soltar pipas em locais abertos e livres. 

Sazonais

  • Com as mudanças climáticas no país, é bom chamar atenção.
  • Em dias de chuva, com raios e trovões, é importante retirar das tomadas equipamentos como televisão, computadores, carregadores etc.
  • Se estiver  na rua e começar o temporal, o correto é se afastar de locais elevados e jamais se abrigar próximo dos postes ou embaixo de fiação elétrica. Em alagamentos, é importante deixar os equipamentos eletrônicos fora do alcance da água, retirar os equipamentos elétricos da tomada e procure um lugar seco para se abrigar.

Edição: CONCEG Notícias- com informações da assessoria da Equatorial Energia