Furto de energia, conhecido como “gato”, prejudica todos os consumidores

De janeiro a outubro deste ano, a companhia inspecionou 173 mil unidades consumidoras, entre residências, comércios e indústrias com suspeitas de fraudes em todo o Estado.

 Dessas, cerca de 83 mil apresentaram alguma irregularidade e foram regularizadas após inspeção da distribuidora. Em Goiás, essas ações recuperaram 24 Gigawatt-hora (GWh), energia suficiente para abastecer todo o município de Caldas Novas por um mês.

Quando o assunto é furto de energia elétrica, 40% das regularizações efetuadas pela Equatorial Goiás estão concentradas nos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Valparaíso de Goiás e Luziânia.

Operações

A companhia está trabalhando em parceria com as autoridades policiais do Estado e realizado ações de combate ao furto.

Até o momento foram realizadas 136 operações, que resultaram em 100 prisões. Somente em Goiânia e na Região Metropolitana foram inspecionadas, de janeiro a outubro, 44 mil unidades consumidoras.

Leia também: Consumo nacional de energia elétrica bate recorde no mês de outubro

Desse total, 23 mil apresentaram alguma irregularidade na medição.

O gerente de serviço técnico comercial da Equatorial Goiás, Pabllo Barbosa, explica que além de ser crime, com pena prevista de reclusão e multa, o furto de energia, popularmente conhecido como “gato”, prejudica diretamente a qualidade do fornecimento de energia.

Além disso, põe em risco a segurança da população, podendo causar graves acidentes, principalmente com as pessoas que manipulam a rede elétrica sem a capacitação adequada e os devidos cuidados. 

Sobrecarga

As ligações irregulares sobrecarregam a rede elétrica, aumentando o risco de curtos-circuitos que, por sua vez, podem causar oscilações, interrupções no fornecimento de energia e até mesmo queima de equipamentos.

Isso prejudica não apenas aqueles que realizam tais ligações, mas também os clientes regulares da companhia, comprometendo a qualidade do serviço prestado.

 “É importante destacar que, para além das implicações legais, o furto de energia contribui para a elevação dos custos para todos os clientes. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reconhece, nas tarifas, uma parcela destinada a cobrir as chamadas perdas comerciais, termo técnico que engloba furtos e fraudes no contexto do setor elétrico. Dessa forma, a prática ilegal não apenas afeta individualmente os envolvidos, mas impacta negativamente a comunidade como um todo, refletindo no aumento do valor da conta de luz para todos”,

afirma Pabllo.

Os clientes da Equatorial Goiás podem e devem ajudar a companhia no combate às fraudes e furtos de energia por meio de denúncias na Central de Atendimento da companhia – 0800 062 0196. Não é necessário se identificar.

Edição: CONCEG Notícias- Com informações da assessoria da Equatorial Goiás

Consumo Consciente CONCEG