Expansão na matriz elétrica no país foi de 200 MW em abril, aponta pesquisa

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) liberou em abril 199,9 megawatts (MW) em geração de energia para operação comercial. O quantitativo obtido neste ano, de 1.551 MW, equivale a 20,3% do incremento na matriz energética previsto para este ano, de 7.625,08 MW.

O incremento verificado em abril foi de 127,69 MW em usinas solares fotovoltaicas, 58,8 MW em usinas eólicas e 13,44 MW em usinas termelétricas.

Doze estados de quatro regiões brasileiras expandiram sua oferta de geração de energia este ano. Destacaram-se, em ordem decrescente, a Bahia, com 427 MW; o Rio Grande do Norte, com 365,35 MW; e o Paraná, com 189,40 MW.

Capacidade instalada

Até o dia 2 de maio, a potência total instalada em operação no Brasil era de 182.974,2 MW de acordo com dados do Sistema de Informações de Geração da ANEEL, o SIGA, atualizado diariamente com dados de usinas em operação e de empreendimentos outorgados em fase de construção.

Desse total em operação, 83% das usinas são impulsionadas por fontes consideradas sustentáveis, com baixa emissão de gases do efeito estufa.

Mais dados sobre a geração de energia elétrica no Brasil também podem ser encontrados na área de Fiscalização da Geração dentro do sítio de Dados Abertos da ANEEL. (Com informações do site da Agência Nacional de Energia Elétrica)

Fonte: ANEEL