Após 150 dias de seca, calor extremo e os efeitos das queimadas em Goiás, as tão esperadas chuvas já possuem data certa para chegar: a partir deste fim de semana, de acordo com previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).
Cidades como Jataí, Mineiros, São Simão, Rio Verde e Goiânia devem registrar chuva com possibilidade de ventos fortes.
Para se antecipar às rajadas de ventos e implementar ações para amenizar os impactos das tempestades, a Equatorial Goiás realiza o monitoramento do clima em tempo real.
Como funciona?
O sistema de monitoramento da concessionária é composto por uma rede de sensores meteorológicos distribuídos por diferentes pontos do Estado, que acompanham simultaneamente as condições atmosféricas, como temperatura, umidade, velocidade e direção do vento, e precipitação.
“Utilizamos o aplicativo SMAC da Climatempo. Para nós é um processo essencial para a gestão eficaz de recursos e a prevenção de incidentes relacionados ao clima”, ressalta o gerente do Centro de Operações Integradas (COI) da Equatorial Goiás, Vinicyus Lima.
Os sensores estão conectados a um sistema de dados, que processa e analisa as informações recebidas.
A interpretação dos números é feita por meio de um software especializado que utiliza algoritmos para prever mudanças climáticas e identificar condições extremas ou anormais, como tempestades, por exemplo.
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A integração dos modelos meteorológicos e históricos permite uma previsão mais precisa e a emissão de alertas antecipados.
“O número de alertas recebidos pode variar, dependendo da estação do ano e das condições meteorológicas. A ferramenta envia alertas, 24 horas por dia, e recebemos diariamente a previsão para os próximos cinco dias”, diz Lima.
Os principais dados extraídos são:
- Temperatura: mede as variações térmicas que podem impactar a operação e a infraestrutura;
- Umidade, que influencia na formação de neblina e na eficiência dos sistemas de resfriamento;
- Precipitação, que é essencial para monitorar e prever chuvas, o que pode afetar a demanda e a distribuição de energia.
Também são avaliadas a velocidade e direção do vento, que auxiliam na previsão de possíveis impactos em estruturas e linhas de transmissão e distribuição; e a pressão atmosférica, que pode ajudar a prever mudanças no clima.
Segundo o gerente do COI, esses dados são essenciais para tomar decisões mais assertivas e para a gestão proativa das operações da concessionária.
“As informações são processadas em tempo real para identificar padrões e anomalias”, ressalta.
Em caso de alerta
De acordo com o gerente do COI, quando os primeiros alertas de chuvas são recebidos, a Equatorial Goiás adota uma série de procedimentos, como reuniões com as equipes de operações e planejamento para discutir a gravidade dos alertas e definir as ações necessárias.
Também é feita uma análise de risco: a equipe avalia as ameaças associadas e as áreas potencialmente afetadas e, caso seja necessário, ajusta os planos de contingência.
“Medidas preventivas são implementadas, como a verificação e reforço da infraestrutura crítica e a preparação para possíveis interrupções no serviço. Em situações de alta severidade, um plano emergencial é ativado, que pode incluir a mobilização de equipes de campo, comunicação com as autoridades locais e coordenação com serviços de emergência”, afirma Vinicyus.
De olho no clima
A chegada da primavera é marcada por pancadas de chuvas, que são acompanhadas de ventos fortes e descargas atmosféricas.
De acordo com o Cimehgo, as primeiras chuvas devem acontecer já neste final de semana, entre a tarde ou noite devido ao aumento do calor combinado com a umidade na atmosfera, podendo ocorrer raios, ventos fortes e eventualmente granizo.
Com a presença ativa do fenômeno La Niña, mesmo fraco, a previsão é de chuvas irregulares em Goiás, com grande variabilidade e intensidade entre as regiões e temperaturas acima da média.
As tempestades podem impactar na rede elétrica e provocar falhas no fornecimento. Para este ano, durante o período de chuva, quase 1.500 equipes estarão de prontidão no estado atuando no atendimento das ocorrências, um incremento de 103% no efetivo em comparação com períodos considerados normais.
Com isso, a distribuidora reforça seu compromisso no atendimento de qualidade nos casos em que pode haver interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Com informações da Equatorial Goiás
Edição: CONCEG Notícias