Muita gente já ouviu falar em Desligamento Programado, mas não sabe exatamente o que é esse tipo de serviço e nem qual a sua finalidade.
Pensando nisso, a Equatorial Goiás destacou os principais pontos que os clientes precisam saber sobre esse serviço essencial para a continuidade e qualidade do fornecimento de energia.
O primeiro ponto é lembrar que a rede de distribuição de energia elétrica também precisa de manutenção, assim como os carros, tratores e equipamentos de irrigação.
Por isso, as manutenções programadas trazem melhorias à rede e têm o objetivo de melhorar o fornecimento de energia.
Um exemplo dessas ações, é a instalação de espaçadores que evitam o contato direto entre os cabos, no período de fortes ventos e chuvas. A divisão de área, é a instalação de um novo transformador na região, aumentando a carga de energia para locais com alta demanda.
Leia mais: Coisas importantes para você saber sobre a fatura (conta) de energia elétrica
Outras ações como podas de árvores que estão em contato com a rede elétrica, limpeza de faixas de servidão (onde ficam as linhas de distribuição), implantação e substituição de postes e cabos também são realizadas durante as manutenções programadas.
Para que toda essa melhoria aconteça, com segurança para todos, é necessário desligar o fornecimento de energia de forma temporária.
Porém, como o próprio nome já diz, esses serviços são programados, ou seja, é produzido um calendário com datas, horários e locais específicos, possibilitando que todos os clientes possam se organizar antecipadamente.
Aviso de Desligamento Programado
A Equatorial Goiás sempre avisa aos clientes com 72h de antecedência, por meio de cartas entregues em cada casa ou estabelecimento comercial, informando data, horário e endereços envolvidos.
Outra forma de consultar os Desligamentos Programados é por meio do site da Equatorial Goiás.
Para isso, é necessário realizar o seguinte procedimento:
- Acessar a Agência Virtual da Equatorial Goiás em
https://equatorialgoias.com.br/LoginGO.aspx
ou, no site
https://www.equatorialenergia.com.br/
clicar em Goiás e, em Links Úteis, acessar Agência Web;
- Em seguida, digitar sua unidade consumidora (UC – número disponível na conta de energia, na parte superior da fatura, com fundo laranja), o CPF do titular e confirmar o captcha;
- No menu de Opções, à esquerda, clicar em Atendimento e, em seguida, Consulta de Desligamento Programado.
- Caso o cliente esteja contemplado na manutenção programada, estarão disponíveis a data, horário de início e fim do serviço e o tipo de tarefa a ser realizada.
Vale ressaltar que o Desligamento Programado não contempla cidades inteiras, mas sim trechos de bairros, ruas ou locais específicos dos municípios onde é necessária a ação de melhoria.
Mais informações também podem ser adquiridas por meio dos seguintes canais de comunicação:
- Aplicativo Equatorial Goiás, disponível para download no Android e iOS;
- Assistente virtual Clara, pelo WhatsApp (62) 3243-2020;
- Central de Atendimento 0800-0620196 ou;
- Agências de atendimento presencial.