Equatorial Goiás já cadastrou 80 mil famílias para terem desconto na conta de energia

A Equatorial Goiás está desenvolvendo um trabalho de busca ativa por clientes que se enquadram nos critérios do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de até 65% na conta de energia.

Em quase oito meses de atuação no Estado, a companhia já conseguiu aumentar em 80 mil o número de clientes cadastrados para receber o benefício.

A previsão é de que este incremento injete R$ 120 milhões na economia dos municípios goianos durante o ano de 2023. 

O gerente comercial da Equatorial Goiás, Jean Gama, destaca que as cidades com o maior número de clientes aptos e não inscritos são: Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Aparecida de Goiânia, Luziânia, Anápolis, Rio Verde e Valparaíso de Goiás, respectivamente.

“Aproximadamente 540 mil famílias estão aptas a receber o desconto, mas ainda não se cadastraram”, afirma.

Direito

Ele explica que muitas vezes o cliente imagina que não tem direito porque a renda familiar é inferior a meio salário-mínimo, mas é importante estar atento que o critério é de meio salário por pessoa da família e também não é necessário ser o titular da unidade consumidora para solicitar o benefício.

“Estamos desenvolvendo uma série de ações de incentivo ao cadastro dos clientes aptos. Nos últimos meses temos realizado mutirões de atendimento em todo o Estado, com auxílio da nossa agência móvel, para que a população possa ter acesso a esse benefício”,

explica Jean Gama.

Ele acrescenta que a Tarifa Social é uma oportunidade de destinar os recursos que iriam para o pagamento da conta de energia para outras áreas do orçamento doméstico, como compra de alimentos e outras necessidades básicas.

Leia também: Defesa do CONCEG na audiência pública da revisão tarifária de energia repercutiu na mídia

O Tarifa Social é um programa do Governo Federal que concede descontos de até 65% na tarifa de energia elétrica.

 Para se cadastrar ou para manter o benefício é necessário:

  • ter o cadastro atualizado no CadÚnico e na distribuidora de energia;
  • renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo nacional;
  • idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • ou família inscrita no CadÚnico com renda mensal de até três salários-mínimos, que tenha membro portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla);
  • ou famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico, com renda mensal, por pessoa da família, menor ou igual a meio salário mínimo. 

Desconto

O programa dá os seguintes descontos no valor mensal do consumo das famílias beneficiadas:

  • para quem consome até 30 quilowatts/ hora, a redução é de 65%;
  • de 31 a 100 kWh/ mês, o valor fica 40% menor;
  • de 101 kWh a 220 kWh, a redução é de 10%.

Já no caso de famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico, os descontos são maiores:

  • de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês;
  • de 40% para consumo a partir de 51 kWh/mês;
  • e de 10% para consumo de 101 kWh a 220 kWh.  

Saiba mais 

Para o cliente checar se já está incluído na Tarifa Social, basta verificar se na parte de cima da conta de energia, no espaço Dados da Unidade Consumidora, o campo Classe/Subclasse está preenchido com: Resid. Bx. Renda.

Lembrando que a conta não vem zerada, já que na fatura não está incluído somente o consumo de energia, mas pagamento de impostos e iluminação pública, além de outras cobranças eventuais, como parcelamentos, multas ou juros. 

Se o cliente não está incluído, mas está enquadrado nos critérios, basta acessar um dos canais de atendimento da companhia e apresentar os seguintes dados: número da unidade consumidora (número da instalação que consta na conta de energia), CPF, RG ou outro documento com foto, e número do NIS ou BPC.

Os clientes aptos ao benefício, podem se cadastrar no Programa Tarifa Social, em qualquer uma das agências da Equatorial, espalhadas em todo o Estado, ou pelo Call Center 0800-062-0196. Não é necessário ser o titular da unidade consumidora para solicitar o benefício.

Veja no link abaixo, a Cartilha elaborada pelo CONCEG em parceria com a Equatorial Goiás, sobre a Tarifa Social de Energia Elétrica:

https://conceg.com.br/wp-content/uploads/2023/06/FOLHETO-TARIFA-SOCIAL-CONCEG-EQUATORIAL.pdf