A Equatorial Goiás informa que aumentou em mais de 30 mil o número de clientes cadastrados no Programa Tarifa Social de Energia Elétrica somente no mês de janeiro, ultrapassando a marca de 400 mil cadastrados.
A previsão é que este incremento injete cerca de R$ 9,4 milhões na economia dos municípios goianos durante o ano de 2023.
O Tarifa Social é um programa do Governo Federal que concede descontos de até 65% na tarifa de energia. Para se cadastrar ou para manter o benefício é necessário ter o cadastro atualizado no CadÚnico e na distribuidora de energia
Além disso, renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário-mínimo nacional; idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC); ou família inscrita no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos, que tenha membro portador de doença ou deficiência.
Descontos
O programa dá descontos no valor mensal do consumo das famílias beneficiadas.
Por exemplo, para quem consome até 30 quilowatts/ hora, a redução é de 65%; de 31 a 100 kWh/ mês, o valor fica 40% menor; de 101 kWh a 220 kWh, a redução é de 10%. Já no caso de famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico, os descontos são maiores, de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês; de 40% para consumo a partir de 51 kWh/mês; e de 10% para consumo de 101 kWh a 220 kWh.
Economia
De acordo com o gerente comercial da Equatorial Goiás, Jean Gama, a inclusão no Tarifa Social representa uma importante economia para as famílias.
Somente no ano passado foram injetados R$ 106 milhões na receita dos municípios goianos.
“Estamos sempre preocupados em realizar ações para facilitar e possibilitar que esses clientes, que têm direito a uma tarifa mais barata, possam usufruir desse desconto tão importante. Esse benefício é uma oportunidade de destinar os recursos que iriam para o pagamento da conta de energia para outras áreas do orçamento doméstico, como compra de alimentos e outras necessidades básicas.”
Saiba mais
Para o cliente saber se já está incluído na Tarifa Social, basta checar se na parte de cima da conta de energia, no espaço Dados da Unidade Consumidora, o campo Classe/Subclasse está preenchido com: Resid. Bx. Renda.
Lembrando que a conta não vem zerada, já que na fatura não está incluído somente o consumo de energia, mas pagamento de impostos e iluminação pública, além de outras cobranças eventuais, como parcelamentos, multas ou juros.
Se o cliente não está incluído, mas está enquadrado nos critérios, basta acessar um dos canais de atendimento da companhia e apresentar os seguintes dados: número da unidade consumidora (número da instalação que consta na conta de energia), CPF, RG ou outro documento com foto, e número do NIS ou BPC.
Os canais de atendimento da Equatorial Goiás são:
- Agência Virtual no site www.equatorialenergia.com.br;
- Aplicativo Equatorial Goiás, disponível para Android e iOS;
- Atendente virtual Elena, enviando um “Olá” para o WhatsApp (21) 99601-9608; Call Center 0800-062-0196;
- Ou as agências distribuídas por todo o Estado.
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence à holding Equatorial Energia, 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem cerca de 13 milhões de clientes.
Somente em Goiás são mais de 3 milhões de clientes, localizados em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². (Informações da assessoria da Equatorial Goiás)