Equatorial Goiás aponta recorde de operações contra furto de energia (gatos)

A Equatorial Goiás contabiliza um aumento de quase 150% nas operações de combate ao furto de energia na área de concessão. Segundo levantamento, em janeiro desse ano foram 37 operações. No mesmo mês de 2024, foram 15. Portanto, um incremento de 146,67%. O número é considerado recorde.

Além disso, em janeiro desse a no foram contabilizadas 23 prisões, contra 7 em janeiro de 2024. O que implica num aumento de 228,57%.

Quando comparado a janeiro de 2023, que teve apenas 2 operações e 3 prisões, o crescimento é ainda mais evidente: 1.400% nas operações e de 533% nas prisões.

Com esses indicadores, a companhia reforça seu compromisso com a questão da segurança.

Conforme a distribuidora, o primeiro mês de 2025 demonstrou um salto expressivo no volume de operações realizadas para coibir o furto de energia. O crime foi identificado em empresas, comércios, academias e até em centro esportivo.

Sendo assim, o olhar está redobrado para coibir a ação e garantir o fim das ligações clandestinas.

Segundo o gerente de Serviço Técnico Comercial da Equatorial Goiás, Pabllo Barbosa, os dados de janeiro de 2025 refletem uma atuação rigorosa e eficiente contra o furto de energia. “A empresa tem investido em tecnologia e ações conjuntas com órgãos de segurança para intensificar as fiscalizações e coibir esse tipo de crime”, afirma.

“Nosso objetivo é reduzir os prejuízos causados pelo furto de energia e garantir a segurança da população. Com essa intensificação nas operações, esperamos coibir novas fraudes e conscientizar os consumidores sobre a importância do uso regularizado da energia”, destaca Pabllo.

Impacto das operações e medidas adotadas

 O furto de energia gera impactos significativos tanto para a concessionária quanto para os consumidores regulares.

A distribuidora reforça que, além do prejuízo financeiro, as ligações clandestinas representam riscos de acidentes graves, podendo causar curtos-circuitos, incêndios e até mesmo mortes.

Para mitigar esses problemas, a companhia tem investido em tecnologias de monitoramento remoto e aprimoramento das técnicas de fiscalização.

O reforço na parceria com órgãos de segurança também tem sido um fator determinante para o sucesso das operações.

A expectativa para os próximos meses é de que as ações continuem em ritmo acelerado, visando reduzir ainda mais os índices de irregularidades. Com isso, a concessionária reafirma seu compromisso em garantir um fornecimento de energia seguro e confiável para todos os consumidores.

Impactos econômicos

O furto de energia gera prejuízos significativos, tanto para a distribuidora quanto para a sociedade em geral.

“É como se estivéssemos em um condomínio onde alguns moradores não pagam suas contas. O custo total é dividido entre os demais, sobrecarregando quem age corretamente. Essa é uma das razões pelas quais o combate ao furto de energia é tão importante para todos nós”, explica o gerente.

Como denunciar?

Os clientes da Equatorial Goiás podem e devem ajudar a companhia no combate às fraudes e furtos de energia por meio de denúncias na Central de Atendimento da companhia – 0800 062 0196. Não é necessário se identificar.

Operações contam com parceria das forças de segurança

Com informações da Equatorial Goiás
Edição: CONCEG Notícias
Leis também: Consumo de eletricidade fechou 2024 com alta de 5,3% em relação a 2023