Os municípios goianos de Luziânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Caldas Novas são os campeões em registros de furtos de energia identificados pela Equatorial Goiás.
Somente nos três primeiros meses deste ano, a companhia inspecionou 70 mil unidades consumidoras, entre residências, comércios e indústrias, com suspeitas de fraudes em todo o Estado.
Destas, cerca de 26 mil apresentaram alguma irregularidade e foram regularizadas após inspeção da companhia.
Em Goiás, a distribuidora estima que, essas irregularidades equivalem a 18 Gigawatt-hora (GWh), energia suficiente para abastecer, por exemplo, todo o município de Aragoiânia, que possui mais de 10 mil habitantes, por um ano.
A companhia está trabalhando em parceria com a Polícia Civil e realizado ações específicas de combate ao furto.
Somente na Região de Luziânia, por exemplo, foram inspecionadas de janeiro a março, 14 mil unidades consumidora. Deste total cerca de 5,5 mil apresentaram alguma irregularidade na medição.
Crime
O gerente de serviço técnico comercial da Equatorial Goiás, Pabllo Barbosa, explica que além de ser crime, com pena prevista de reclusão e multa, o furto de energia, popularmente conhecido como “gato”, prejudica diretamente a qualidade do fornecimento de energia e põe em risco a segurança da população, podendo causar graves acidentes, principalmente com as pessoas que manipulam a rede elétrica sem a capacitação adequada e os devidos cuidados.
As ligações irregulares sobrecarregam a rede elétrica e podem causar curtos-circuitos, ocasionando interrupções no fornecimento de energia e prejudicando a qualidade do serviço, inclusive, para os clientes regulares da companhia.
“Além de ser crime, as fraudes e furtos contribuem para elevar o valor da conta de luz para todos os consumidores. Isso ocorre porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reconhece nas tarifas uma parte das chamadas “perdas comerciais”, como são denominados tecnicamente os furtos e as fraudes no jargão do setor elétrico”, r
eforça o gerente comercial.
Tecnologia X perdas de energia
Pabllo acrescenta que além das inspeções e ações contra o furto de energia, a empresa está investindo em novos sistemas e tecnologias para aumentar a eficiência de seus processos de combate às perdas de energia.
São cerca de 2,5 mil equipamentos de medição blindada instalados em todo o Estado.
Esse tipo de tecnologia permite realizar o acompanhamento do consumo de energia, pois os aparelhos são instalados diretamente no poste de energia, assegurando a proteção da medição de ações externas e, assim, garantindo registro correto da energia utilizada pelo cliente.
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Desta forma, não é possível realizar quaisquer tipos de fraudes na medição do consumo, uma vez que a energia consumida é medida ainda no poste da distribuidora.
“O nosso objetivo com esse trabalho de combate às perdas é garantir aos nossos clientes uma tarifa adequada e justa e contribuir para evolução da qualidade do fornecimento da energia distribuída”, finaliza Pabllo.
Inspeções periódicas
A distribuidora também realiza inspeções periódicas nos medidores de energia dos clientes com o objetivo de assegurar a qualidade da medição.
Em caso de suspeita de falha ou alteração no medidor de energia, o equipamento é retirado para avaliação no Laboratório de Calibração da companhia, que é certificado pelo Inmetro, tem acreditação ISO 17025 e é frequentemente auditado pela Aneel.
Nesses casos o cliente pode acompanhar tanto a retirada do aparelho quanto sua análise laboratorial.
Apoio no combate ao furto de energia
Os clientes da Equatorial Goiás podem e devem ajudar a companhia no combate às fraudes e furtos de energia por meio de denúncias na Central de Atendimento da companhia – 0800 062 0196.
Não é necessário se identificar.
Com informações da assessoria da Equatorial Goiás