Você sabia que bastam apenas 15 centímetros de distância de uma rede elétrica para que ela possa transmitir descargas elétrica. Se não sabia é importante saber, sobretudo, se está com uma obra de construção ou reforma em um imóvel.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) publicou nas suas redes sociais, algumas dicas de segurança em um ambiente de obras
São dicas importantes para se evitar riscos às pessoas ou eventuais prejuízos.
Em caso de construção ou reforma, a ANEEL recomenda que se dê atenção ao projeto de instalação elétrica, assim como a contratação de profissionais qualificados.
Não menos importante é utilizar materiais de boa qualidade e, quando for realizada alguma instalação ou manutenção, a dica é desligar o disjuntor ou a chave geral.
Na obra, é fundamental o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs). Não se deve também esquecer de sinalizar as áreas energizadas.
Os cabos devem ser isolados e protegidos com materiais adequados. E um alerta: não improvise extensões.
Não acabou, a ANEEL também recomenda que não se construa próximo da rede elétrica ou dos postes de distribuição de energia. Além do que, não é recomendado deixar fios elétricos espalhados pelo chão sem a devida proteção.
E mais um alerta: não encoste andaimes, escadas, barras de ferro e outros materiais nos fios elétricos.
Esse mesmo alerta vale para telhas galvanizadas, calhas e rufos.
A amarração dos fios não deve ser feita nas ferragens ou nas partes metálicas. E não se deve utilizar aparelhos com fios desencapados ou danificados.
Mais algumas dicas: emendas dos fios devem ficar isoladas e fora dos eletrodutos; nunca toque em fios da rede elétrica e não faça ligações por conta própria.
Para não correr riscos, siga as normas e procedimentos de segurança definidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
No mais é realizar uma boa obra de construção e reforma.
Com informações da ANEEL
Texto e edição: CONCEG Notícias
Leia ainda: Maio terá bandeira tarifária amarela, com adicional na conta de energia