Enel realiza projeto de integração com imigrantes e refugiados no Estado

Em comemoração ao Dia do Imigrante, celebrado neste sábado (25 de junho), a Enel Distribuição Goiás divulga os resultados de um ano do Projeto Acolher, que tem como principal objetivo contribuir para a integração de imigrantes e refugiados no Estado de Goiás.

Em um ano de atividade, o projeto viabilizou a contratação de 17 pessoas e beneficiou mais de 270 pessoas.

O Projeto Acolher faz parte do programa Enel Compartilha Cidadania e é executado em parceria com a empresa AVSI Brasil. A iniciativa visa a promover empregabilidade, diversidade e inclusão de imigrantes e refugiados que estejam fora de seus países de origem.

Ilustração

Para iniciar o trabalho, foi realizado um diagnóstico desse público junto a organizações de Goiás que chegam a atender 3 mil imigrantes/ refugiados. Desse modo, foi constatado que 55% são venezuelanos, 28% haitianos e 17% vieram do Senegal, Guiné-Bissau e Argentina, com uma faixa etária média de 37 anos.

Na oportunidade, 31% não contavam com nenhum tipo de renda para sobreviver.

“Esse levantamento nos ajudou a encaminhar as pessoas em vulnerabilidade social para formação e capacitação para o mercado de trabalho. Por intermédio de instituições parcerias previamente mapeadas, direcionamos imigrantes e refugiados para fazerem cursos de português em parceria com a UFG e de culinária (salgados finos e simples) no Senac”, afirma o responsável de Sustentabilidade da Enel Distribuição Goiás, Adriano Faria.

Segundo ele, também foi feito um trabalho muito importante de busca ativa de oportunidades de trabalho em empresas locais para encaminhamento para uma vaga de emprego.

O projeto também identifica outros tipos de necessidades como orientação e auxílio na confecção de currículos profissionais, regularização ou solicitação de documentos pessoais na Polícia Federal, orientações sobre atendimentos públicos no Estado e cadastramento ou atualização do NIS (Número de identificação social) e Auxílio Brasil. (Com informações da assessoria da Enel Distribuição Goiás- https://www.enel.com.br/pt-goias.html)