Os termômetros estão registrando temperaturas abaixo de 10°C em Goiás nesta semana. A chegada de uma massa de ar polar no Estado trouxe frio para os goianos.
Na última quinta-feira, 19, a capital, Goiânia, registrou 5°C. Foi a temperatura mais baixa para o mês de maio desde que as medições começaram a ser feitas, nos anos 60. No Estado foi registrado pelo segundo dia seguido a menor temperatura do ano, de acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo).
Com esse frio, é natural que a população aumente o uso de equipamentos como o chuveiro elétrico, que garantem mais conforto.
Por isso, a Enel Distribuição Goiás recomenda que os clientes fiquem de olho no consumo de energia e consequente aumento no valor da conta de luz, uma vez que esses equipamentos possuem alta potência e podem representar mais de um terço do consumo de energia.
Confira algumas dicas para passar por essa onda de frio de forma mais eficiente e com economia:
Chuveiros Elétricos
A recomendação é ficar o mínimo possível no banho. Os aparelhos mais comuns têm potência de, aproximadamente, 5.500W. Desta forma, o banho de 15 minutos por dia, por pessoa, para uma família de quatro pessoas, equivale ao consumo de energia de mais de 400 lâmpadas LED de 13W ligadas por uma hora, o que corresponde a cerca de R$ 100 na conta. Se possível, programe o banho para as horas mais quentes do dia.
Geladeiras
Não abra a porta desnecessariamente. Verifique se a borracha de vedação da porta está cumprindo sua função e nunca utilize a parte traseira do equipamento para secar roupas ou sapatos. Em dias frios, reduza a potência de resfriamento da geladeira, tendo em vista que a temperatura externa já estará mais fria.
Máquinas de lavar e secar
Utilize a capacidade máxima das máquinas de lavar e secar. Nas máquinas de lavar, fique alerta à quantidade de sabão, evitando repetir a operação de enxágue. Para as máquinas que têm a função de água aquecida, a empresa recomenda não usar esse recurso. Quanto as secadoras, utilize-as apenas quando realmente necessário e com a capacidade máxima.
Iluminação
Aproveite a luz natural e abra janelas e cortinas durante o dia. Para paredes e tetos, dê preferência às cores claras, que refletem melhor a luminosidade. Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED, que consomem de 60% a 80% menos energia.
Stand-by
Desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. Não deixe os aparelhos em stand-by;
TVs e Computadores
Não deixe a TV ligada sem que haja alguém assistindo. Programe o timer (desligamento automático). No caso do computador, desligue o aparelho sempre que ficar mais de 2 horas sem utilização; e o monitor, a partir de 15 minutos.
Atenção ao comprar
Escolha eletrodomésticos de baixo consumo de energia. Procure por aparelhos com selo do Procel (no caso de nacionais), preferencialmente com alta eficiência energética, ou Energy Star (no caso de importados).