Do interruptor à geração: o caminho da energia elétrica

Quando a gente acende uma lâmpada dentro de casa ou liga um aparelho eletrodoméstico, não nos damos conta de que para isso tudo funcionar depende da energia elétrica.

As fábricas, comércios, a iluminação pública, os pivôs usados na irrigação de lavouras funcionam, em boa parte, através desta fonte de energia.

Vale destacar que, hoje, as principais fontes de produção de energia elétrica, são: hidrelétrica, termoelétrica, eólica, nuclear e solar.

Leia também: Em entrevista, presidente do CONCEG avalia defesa do consumidor na revisão tarifária

Mas, até chegar ao destino, ou seja, o consumo, a energia elétrica percorre algumas etapas.

Com a ajuda de um guia elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética, na plataforma ABCDEnergia, o CONCEG Notícias traz um resumo de como tudo isso funciona. É bem interessante! Vamos conferir:

1-Quando apertamos o interruptor, acionamos fios elétricos dentro da parede, ligados a um painel que distribui fios para os cômodos da casa ou aparelhos que precisam de muita energia.

2- Os fios que chegam à nossa casa estão ligados a postes e cabos suspensos, que fazem parte da rede de distribuição de energia elétrica.

3- Em alguns bairros ou cidades, esses cabos são subterrâneos, ou seja, passam por baixo da terra.

4- As subestações de energia elétrica convertem a energia para uma eletricidade de baixa voltagem que pode passar por cabos e fios mais finos e é adequada para nossos interruptores e eletrodomésticos.

5- A eletricidade de alta voltagem que está sendo trazida na linha de transmissão foi convertida de outro tipo de energia, em uma usina de geração de energia elétrica.

6- Na maior parte das usinas de geração, a “energia primária” (forma disponível na natureza, é transformada em energia final (energia elétrica) por uma turbina. O que faz essa turbina rodar pode ser vento, vapor ou água, nas usinas tipoeólica, termelétrica ou hidrelétrica.

Com in formações da Empresa de Pesquisa Energética- EPE