A Equatorial Goiás está lançando no Estado o projeto Chuveiro Eficiente. Neste ano a previsão é substituir 2 mil chuveiros antigos pelos equipamentos novos, que consomem 50% menos energia.
Esta é mais uma ação da companhia que visa a estimular a economia de energia.
O Chuveiro Eficiente é uma forma de aquecimento de água para banho sustentável, ou seja, preserva o meio ambiente e promove menor consumo de energia elétrica.
Ele garante o reaproveitamento do calor pelo contato indireto entre a água do banho (quente) e a água da caixa (fria). Um eficiente trocador de calor faz com que a água fria da caixa chegue ao chuveiro pré-aquecida, proporcionando economia, conforto e bem-estar.
Economia anual
O coordenador de projetos de eficiência energética da Equatorial Goiás, Adriano Faria, informa que, com essa nova tecnologia, em um ano os clientes beneficiados vão economizar 329 MWh, o equivalente ao consumo médio brasileiro de 183 residências, o que representa R$ 227 mil a menos em suas contas de energia.
“Além disso, haverá uma redução de demanda na ponta de 100 kW, o que significa um alívio no sistema nos horários de pico e mais estabilidade no fornecimento de energia.”
Instalação
Para a instalação do equipamento não é necessário qualquer tipo de obra ou quebra de estrutura ou paredes.
Leia ainda: Consumo de eletricidade no Brasil fechou o ano de 2023 com aumento de 4,2%
Além disso, não há risco de choque elétrico e também não reaproveita a água utilizada no banho.
O equipamento funciona com um tapete antiderrapante e acompanha ducha com várias temperaturas.
Trocas
As trocas desses equipamentos são realizadas por equipes formadas por uma dupla de profissionais, sendo um homem e uma mulher, devidamente uniformizados e capacitados para o trabalho.
Esse método repercute positivamente entre os beneficiados, que se sentem mais à vontade, em alguns casos, quando mulheres estão em casa sozinhas e preferem ser atendidas por uma profissional.
Além da troca dos chuveiros, também será realizada a troca de até 5 lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, que têm alto consumo de energia, por outras de LED, que são mais econômicas.
Ao final da instalação dos equipamentos, os profissionais recolhem o chuveiro antigo e as lâmpadas para que sejam descartados da forma correta.
O descarte será feito por empresas que possuem as licenças e procedimentos conforme legislação e protocolos ambientais vigentes.
Vulnerabilidade social
A instalação do chuveiro eficiente será realizada em bairros de alta vulnerabilidade social e que atendam os pré-requisitos necessários para a instalação dos equipamentos com as condições técnicas e de espaço necessários.
Os clientes beneficiados precisam ser residenciais e estar com o cadastro atualizado na Equatorial Goiás.
Com informações da assessoria da Equatorial Goiás
Edição: CONCEG Notícias