Conheça o novo ministro de Minas e Energia e as prioridades para o setor energético

O ex-deputado e senador Alexandre Silveira de Oliveira assumiu, no início deste mês, o Ministério de Minas e Energia (MME), pasta do Governo Federal que atua em setores estratégicos para o país, como o desenvolvimento energético, geologia, mineração, petróleo, gás natural, biocombustíveis, entre outros.

Durante a posse, em Brasília, Alexandre Silveira adiantou algumas prioridades para a sua gestão à frente do MME, dentre elas, conforme ele mesmo citou, é a criação da Secretaria Nacional de Transição Energética, dedicada exclusivamente em estruturar as políticas públicas necessárias para colocar o Brasil como líder mundial em energia limpa.

Alexandre Silveira afirmou ainda que o planejamento das ações da pasta será fundamental para garantir energia para que o país possa voltar a se desenvolver, a movimentar a indústria, a agricultura irrigada e gerar mais empregos e renda para a população brasileira.

Equatorial apresenta plano para Goiás e quer diálogo e parceria com o CONCEG

“Vamos concentrar esforços para modernizar nosso parque de geração, investir em tecnologia e na otimização da gestão, sempre olhando para o equilíbrio entre modicidade tarifária e confiabilidade de suprimento”, disse.

Para o ministro, o futuro da geração de energia no Brasil deve se guiar no rumo da inovação, da ampliação das fontes renováveis, as quais, aliadas à incorporação de tecnologias de armazenamento, de hidrogênio de baixo carbono, colocarão a matriz energética brasileira novamente na vanguarda mundial da sustentabilidade.

O ministro também falou sobre a importância em avançar nas políticas sociais, como a conclusão do Programa Luz Para Todos e garantir o acesso à Tarifa Social.

Além disso, Silveira também ressaltou a importância do setor elétrico como indutor do desenvolvimento, principalmente na atração de investimentos.

Quem é Alexandre Silveira

  • Natural de Belo Horizonte, Alexandre Silveira de Oliveira tem 52 anos. É bacharel em Direito e concursado como delegado de polícia de Minas Gerais, tendo aposentado como delegado-geral.
  • Foi Coordenador-Geral da 6ª Unidade de Infraestrutura Terrestre do DNIT em 2003 e foi Diretor-Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em 2004 e 2005.
  • Ex-deputado federal por dois mandatos, eleito nos anos de 2006 e 2010 entre os cinco mais bem votados do Estado.
  • Foi secretário de Estado de Gestão Metropolitana (2011 a 2013) e Secretário de Saúde em Minas Gerais, em 2014.
  • Ainda em 2014, Alexandre Silveira foi eleito 1º Suplente de Senador, na chapa encabeçada pelo ex-governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia.
  • Foi Diretor Jurídico da Presidência do Senado Federal entre os anos de 2021 a 2022.
  • Em fevereiro de 2022, Alexandre Silveira tomou posse como Senador da República.
  • No dia 02 de janeiro de 2023, assumiu o comando do Ministério de Minas e Energia.

Com informações do Ministério de Minas e Energia

Banner-Consumo-Consciente