Na terça-feira, 6, a Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou o plano de transferência de controle societário da Enel Distribuição Goiás para a Equatorial Participações e Investimentos S.A. (Equatorial Energia).
A expectativa é que a nova concessionária já possa iniciar as suas operações em Goiás a partir de janeiro de 2023.
Mas, muitos ainda perguntam: quem é a Equatorial, a empresa que deverá assumir a distribuição de energia elétrica em Goiás?
O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG), buscou informações oficiais no site da companhia, para traçar um perfil da companhia.
Conforme consta no site oficial, a Equatorial Energia é o terceiro maior grupo de distribuição do país em número de clientes.
A empresa foi fundada no ano de 1999 e, hoje, atua não apenas no setor de distribuição, como também na transmissão e, mais recentemente, entrou também no segmento de saneamento, se tornando a primeira empresa multi-utilities.
Além de adquirir 100% das ações da Echoenergia S.A., iniciando capítulo no setor de Renováveis e tornando-se efetivamente um player de atuação integrada no segmento de energia.
Conforme, ainda o site da companhia, atualmente a Equatorial opera 7 concessionárias, nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Sul, Amapá e Goiás (transmissão).
Resumo dos segmentos de atuação da Equatorial Energia:
• Distribuição de energia: através das empresas Equatorial Maranhão, Equatorial Pará, Equatorial Piauí, Equatorial Alagoas, CEEE-D (RS) e CEA (AP) cobrindo 24% do território nacional e atendendo cerca de 10 milhões de clientes;
• Transmissão: 9 ativos operacionais e mais de 3,2 mil km de linhas, totalizando mais de R$ 1,3 bilhão de RAP;
• Renováveis: através da Echoenergia, com 10 parques operacionais totalizando 1.2 GW de capacidade instalada, e outros 1.2 GW adicionais em projetos;
• Geração Distribuída: através da E-nova, com forte presença no estado do Maranhão;
• Saneamento: da Companhia de Saneamento do Amapá (em fase operacional desde 12 de julho de 2022), servindo mais de 800 mil pessoas;
• Comercialização de energia: através da Solenergias;
• Telecomunicações: através da Equatorial Telecom, com mais de 4,5 mil km de rede; e
• Serviços: através da Equatorial Serviços, prestando atividades de apoio aos demais negócios do grupo. (Com informações do site da Equatorial Energia)